'Startup' portuguesa ShiftForward comprada por multinacional norte-americana Velocidi

A multinacional norte-americana de 'marketing' digital Velocidi comprou a 'startup' portuguesa ShiftForward, com sede no Porto, que desenvolve soluções tecnológicas de gestão de dados para 'marketing' e publicidade.

Em declarações à agência Lusa, os responsáveis das duas empresas adiantaram que os dez colaboradores da 'startup' (empresa com elevado potencial de crescimento) -- que passa agora a designar-se Velocidi - vão manter-se nos escritórios do Porto, estando prevista a duplicação dos postos de trabalho, com o recrutamento de mais uma dezena de pessoas para as áreas de engenharia, 'marketing' e produto.

"Temos planos muito ambiciosos para o Porto, que vai ser o centro de tudo o que vamos fazer na Europa e o centro tecnológico da nossa empresa", afirmou o fundador e presidente executivo da Velocidi, David Dunne, em declarações à agência Lusa.

Salientando ser "muito raro encontrar um parceiro que pode trazer tecnologia de ponta e talento profundo, mas também diferenciação de mercado, expansão e novas oportunidades verticais", Dunne destacou que "a ShiftForward faz exatamente isso".

"Os 'timings' desta fusão não podiam ser melhores. Os gestores de negócio e os 'marketeers' têm acesso a volumes de dados sem precedentes e juntos preparamos esses dados para que sejam tomadas as melhores decisões de 'marketing'", acrescentou.

Já o ex-presidente executivo da ShiftForward, que agora assume o cargo de 'chief product officer' (CPO) da Velocidi, disse à Lusa que a integração na multinacional norte-americana permitirá à empresa tornar-se "a primeira plataforma de dados no mercado que agrega dados de consumidores e de publicidade digital".

"Ao integrarmos a equipa da Velocidi vamos não só ser capazes de enriquecer os nossos produtos e serviços, como continuar a reter talento português e a manter a nossa estrutura na cidade do Porto e o nosso espírito dinâmico de 'startup'", sustentou Paulo Cunha.

Para este responsável, o negócio agora concretizado -- cujo valor não foi revelado - traduz o reconhecimento do trabalho de vários anos da empresa "a construir 'software' de alta qualidade ao serviço do 'marketing' digital".

Fundada no Porto em 2011, a ShiftForward nasceu como uma consultora especializada em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de anúncios, focada em clientes de países como França, Alemanha e Reino Unido (entre os quais o grupo de media alemão Bertelsmann, proprietário da RTL Television).

No final de 2014 a 'startup' fechou uma ronda de investimentos de um milhão de euros liderada pela Portugal Ventures, juntamente com os 'business angels' (investidores) Florian Heinemann e Brian Fitzpatrick.

Em 2016, a empresa lançou o ShiftForward Private DMP, a primeira plataforma de gestão de dados que permite aos profissionais de 'marketing' reunir, analisar e ativar os dados dos consumidores em públicos-alvo e usá-los de forma segura para publicidade, uma área de negócio que considera ter sido "fundamental para o crescimento da empresa" e para o "interesse da Velocidi".

Com sede em Nova Iorque e escritórios em Dublin, a norte-americana Velocidi desenvolve atualmente serviços para empresas como a Mattel, Heineken, Publicis, Nielsen, BMW/Mini e Samsung, tendo em dezembro de 2016 levantado 12 milhões de dólares (perto de 9,7 milhões de euros) em 'venture capital'.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados