Estas são algumas das principais conclusões de um inquérito relativo aos públicos do MNAA, realizado no âmbito do Estudo de Públicos de Museus Nacionais (EPMN), promovido pela Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, e no qual participaram 14 museus.
Relativamente ao perfil social predominante dos públicos do MNAA, o estudo revela que 79% têm um ensino pós-secundário, 54% são mulheres e 67% têm profissões de especialidades intelectuais e científicas, sendo que os públicos estrangeiros são mais escolarizados e qualificados do que os nacionais.
O estudo indica ainda que os públicos do MNAA são maioritariamente estrangeiros, com os de nacionalidade portuguesa a representarem 44% dos visitantes, sendo que 2% destes residem no estrangeiro.
Os públicos nacionais provêm principalmente da Área Metropolitana de Lisboa (69%), embora englobem também 14% de pessoas da região Norte e 12% do centro.
Quanto aos estrangeiros, têm diversas proveniências -- 42 ao todo -, destacando-se França, com quase um terço dos inquiridos estrangeiros, seguida por Espanha, Itália e Inglaterra.
Relativamente às práticas culturais dos visitantes deste museu, há uma maior propensão dos estrangeiros para sair, principalmente para assistir a teatro, espetáculos de dança e ópera, enquanto os portugueses referem principalmente a prática da leitura de livros por motivos escolares ou profissionais.
O estudo concluiu também que sete em cada dez visitantes do MNAA eram estreantes, embora, destes, a maioria tenha afirmado que visita assiduamente este tipo de instituições.
No que respeita à procura de informação prévia às visitas, 60% fizeram-no, com destaque para os estrangeiros, recorrendo principalmente à Internet e aos roteiros turísticos.
A gratuitidade ou as tarifas reduzidas no acesso aos museus mostrou ser um fator de peso nas visitas dos portugueses ao MNAA, com 81% dos inquiridos a assumirem que procuraram saber se tinham direito a algum tipo de isenção ou redução.
As visitas ao MNAA são predominantemente realizadas com companhia, sobretudo em família, e em particular em casal, modalidade esta em que o peso dos estrangeiros é maior do que o dos nacionais.
Os autores do estudo destacam ainda que as crianças e os jovens "são o fulcro de muitas das visitas, com diferentes acompanhantes", desde familiares a amigos.
Entre as motivações apontadas para visitar o MNAA, destaca-se o interesse pelo museu, invocada por 90% dos inquiridos, conhecer ou rever a exposição permanente, apontada por 73%, e acompanhar alguém, justificação para 41%.
A intenção de regressar ao MNAA nos 12 meses seguintes foi manifestada por 45% dos públicos, decisão influenciada pela proximidade geográfica e pela nacionalidade: 69% dos nacionais, contra 26% dos estrangeiros manifestaram essa intenção.
O estudo de públicos visa "a produção de informação atualizada e fiável sobre os públicos, para o conjunto e para cada um dos museus tutelados pela DGPC, num leque alargado de dimensões, promovendo assim o seu conhecimento e, por essa via, uma melhor resposta aos desafios que a relação dos museus com os públicos vem colocando".
A amostra do MNAA em análise foi constituída por 1.010 questionários válidos, dos quais 44% de portugueses e 56% de estrangeiros, realizados entre os dias 03 de dezembro de 2014 e 02 de dezembro de 2015.