Desde 2012 que o jornalista canadiano Christopher Moloney se dedica a inserir imagens de filmes nos "cenários" reais. A ideia surgiu um dia ao passear no Central Park, em Nova Iorque, e a partir daí o projeto não parou de crescer. Dos clássicos aos blockbusters, nada escapa à memória cinéfila do autor.
Corpo do artigo
FILMography contabiliza atualmente mais de 600 fotografias. Christopher Moloney deixou-se entretanto inspirar também por Chicago, Los Angeles, Atlanta, Toronto ou Roma, mas Nova Iorque continua a ser o centro do seu projeto.
Numa entrevista à revista Vanity Fair, o jornalista admitiu que ficou surpreendido quando percebeu que alguns locais da cidade pouco mudaram desde que apareceram em filmes das décadas de 1940 ou 1950, mas os locais usados recentemente eram difíceis de reconhecer.
De Alfred Hitchcock à última aventura do Homem-Aranha, veja nesta galeria algumas das imagens recriadas na cidade de Nova Iorque.
Um trabalho de Cláudia Arsénio. Todas as fotos com copyright de Christopher Moloney/FILMography, publicadas com a autorização do autor.