São vulcões com capacidade para alterar para sempre o mundo tal como o conhecemos, e a sua erupção é imprevisível...
Corpo do artigo
As erupções vulcânicas são classificadas de acordo com a quantidade de material expelida durante uma erupção. Não sendo um termo científico, "super vulcão" define um vulcão com capacidade para atingir o nível 8 no Índice de Explosividade Vulcânica, ou seja, pelo menos mil quilómetros cúbicos de cinza e rocha.
Uma das maiores erupções deste tipo ocorreu há 74 mil anos e deixou para trás a maior cratera vulcânica do planeta, com cerca de 100 quilómetros de diâmetro, onde se insere hoje o Lago Toba, na Indonésia. Expeliu tanto gás e cinza para a atmosfera que desencadeou um inverno vulcânico, e alguns especialistas defendem que existem pistas genéticas que indicam a erradicação de 60% da população humana viva da altura.
A erupção de um super vulcão nos dias de hoje perturbaria gravemente a produção de alimento durante alguns anos, o que seria uma situação bastante grave para a humanidade. Apesar de a maior parte dos chamados "super vulcões" serem do tipo caldeira, alguns de tipo cónico podem ter o mesmo potencial.
Uma fotogaleria de Ana António.