A prisão mais humana do mundo fica na Noruega (em imagens)

É considerada a prisão mais humana do mundo, e está reservada aos presos mais perigosos da Noruega.

A pena máxima para qualquer crime na Noruega é de 21 anos. Muitos dos presos condenados pelos crimes mais graves acabam por passar a pena nesta prisão de máxima segurança, em Halden. O objetivo é que as penas passadas nesta prisão sejam o mais reabilitantes possível, já que a maioria dos presos irá voltar a ser reintegrado na sociedade. Se ao fim da pena os presos forem ainda considerados perigosos para a sociedade, a sua pena pode ser estendida indefinidamente por blocos de cinco anos.

Para que a reintegração na sociedade seja funcional, as condições na vida da prisão imitam as da vida em liberdade: os presos têm horários definidos, atividades, recebem formação e são encorajados a estudar à distância. Cozinham as próprias refeições e fazem desporto. Têm aulas de música e um estúdio de gravação ao dispor. Os guardas não estão armados e participam nas atividades de equipa, de forma a criar um sentido de comunidade.

A prisão foi desenhada pelos estúdios de arquitetura HLM e Erik Møller, e inaugurada em 2010.

Uma galeria de Ana António com fotografias de Trond-Isaksen/Statsbygg, cedidas pela Prisão de Halden (exceto quando identificado em contrário).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de