Arquitetura

A farmácia futurista de Trás-os-Montes (em imagens)

Na paisagem da cidade de Vila Real há um edifício que contrasta com a arquitetura local. Desde 2012, a Farmácia Lordelo, um projeto do arquiteto José Carlos Cruz, suscita curiosidade e interesse pela forma e traços modernos e originais.

Há dois anos, a proprietária da farmácia quis renovar o espaço com um quarto de século. Sem restrições quanto ao estilo de construção, o arquiteto José Carlos Cruz explica que o edifício «insere-se numa zona periférica da cidade onde a envolvente não tem uma imagem consolidada e uniforme. Na ausência de referências exteriores, optou-se por criar um edifício de caráter abstrato e neutro, reforçado pela ausência de aberturas».

A farmácia com ar futurista tem «uma planta de forma oval, os dois pisos são totalmente revestidos a chapa ondulada e perfurada de alumínio, onde a única abertura é a própria entrada de acesso à zona de vendas. Através da alteração de luminosidade interior e do próprio símbolo de farmácia, o edifício ganha dinâmica permitindo variar a sua imagem do dia para noite».

Para além da venda ao público, o estabelecimento tem um laboratório de manipulação farmacêutica avançada.

Todas as fotos com copyright de FG+SG/Fernando Guerra retiradas com autorização do site do arquiteto José Carlos Cruz.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.