- Comentar
As celebrações do jubileu de platina de Isabel II, que assinalam 70 anos de reinado, começaram esta quinta-feira com o tradicional desfile militar Trooping the Colour, uma parada com mais de 1200 soldados, centenas de músicos do Exército e 240 cavalos, que ficou marcado por um protesto rapidamente resolvido.
Relacionados
Isabel II surge na varada de Buckingham durante celebração do Jubileu. Veja as imagens
Pelo menos três detidos no arranque do jubileu de platina em Londres
Apesar da situação de saúde frágil, apoiada numa bengala, a monarca apareceu na varanda do Palácio de Buckingham para ver o desfile militar e saudar a multidão ao lado do primo, o duque de Kent.
Depois, os membros da família real atualmente a desempenhar funções públicas oficiais apareceram na varanda para observar a homenagem dos aviões militares e acenar à multidão no exterior.
Atualmente, a família real resume-se aos filhos da rainha, Carlos, Eduardo e Ana, o neto William, bem como os respetivos cônjuges, os primos Ricardo, duque de Gloucester, Eduardo, duque de Kent, e Alexandra, o que exclui o príncipe Harry e a mulher, Meghan, e o príncipe André.
O jubileu de platina é marcado por uma série de eventos públicos durante quatro dias, entre esta quinta-feira e domingo, incluindo dois feriados para permitir um fim de semana prolongado.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias