Alemanha autoriza envio de carros de combate Leopard para a Ucrânia

Polónia tinha apresentado há poucas horas o pedido formal para enviar 14 destes carros.

O chanceler alemão Olaf Scholz decidiu esta terça-feira enviar e autorizar a transferência, por parte de outros países, de carros de combate Leopard 2, de fabrico alemão, para a Ucrânia, avança o Der Spiegel. A publicação adianta ainda que outros dos países aliados da Ucrânia estarão prontos a acompanhar esta decisão.

Pressionada para autorizar a reexportação de carros de combate Leopard 2, a Alemanha foi confrontada nas últimas horas com um pedido formal apresentado pela Polónia para enviar 14 destes equipamentos.

O chefe do Governo polaco, Mateusz Morawiecki, disse a este propósito que a Polónia, "tal como outros países nos seus respetivos territórios", já está treinar soldados ucranianos, embora não tenha esclarecido se esse treino se destina ao uso dos carros blindados de fabrico alemão Leopard 2, que Kiev tem pedido com insistência.

"Também vamos pedir à União Europeia (UE) para reembolsar os custos. Este será um novo teste à sua boa vontade. A UE deve compensar-nos por esses custos", insistiu Morawiecki.

Numa conferência de imprensa em Berlim com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius encorajou os países que pretendem fornecer tanques Leopard à Ucrânia a iniciar o treino dos militares ucranianos que os venham a operar.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de