Alemanha inicia em junho vacinação de maiores de 12 anos contra a Covid

Início das inoculações está dependente da autorização da Agência Europeia do Medicamento.

A Alemanha vai abrir a campanha de vacinação contra a Covid-19 aos maiores de 12 anos, anunciou esta quinta-feira a chanceler Angela Merkel, após vários dias de debate em todo o país. Os adolescentes vão poder agendar a vacinação a partir de 7 de junho, quando acabar a fase em que é dada prioridade a pessoas mais velhas, portadores de doenças crónicas e a quem tem profissões com maior exposição, declarou Merkel após uma videoconferência com os chefes de governo regionais.

Até ao final do verão, todos os maiores de 12 anos devem ser vacinados, reafirmou a chanceler. Este programa está pendente da aprovação da Agência Europeia do Medicamento (EMA) da vacina da Pfizer/BioNTech para jovens dos 12 aos 15 anos, que já está a ser aplicada nos Estados Unidos. O regulador europeu anuncia a decisão esta sexta-feira mas, até ao momento, este fármaco está apenas autorizado para maiores de 16 anos.

A Alemanha vai precisar de cerca de 6,4 milhões de doses para vacinar os adolescentes que o desejem, segundo as previsões do ministério da Saúde. A Comissão de Vacinação Alemã (STIKO), que ainda não deu qualquer recomendação a este respeito, tem dúvidas sobre esta nova fase por considerar que não há dados suficientes sobre o risco de efeitos colaterais, o que provocou a indignação de algumas autoridades regionais.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de