Japão lança campanha para aumentar consumo de álcool entre os mais jovens

Com o objetivo de incentivar a economia nacional, a campanha "Sake Viva!" pretende que os jovens entre os 20 e os 39 anos apresentem propostas para ajudar a revitalizar a popularidade das bebidas alcoólicas.

PorCarolina Quaresma
© Pixabay

O Japão lançou uma campanha para pedir aos jovens que bebam mais álcool, tendo como principal objetivo incentivar a economia nacional.

A campanha "Sake Viva!", conduzida pela Agência Nacional de Impostos (NTA), pede aos jovens entre os 20 e os 39 anos que apresentem propostas para ajudar a revitalizar a popularidade das bebidas alcoólicas, dado que o consumo diminuiu devido às mudanças do estilo de vida durante a pandemia de Covid-19.

A campanha decorre até ao dia 9 de setembro e, segundo o The Guardian, aquilo que se pretende é a apresentação de "novos produtos e designs", bem como novas formas de promover o consumo doméstico.

Citada pelo jornal britânico, a NTA disse que o consumo de álcool no Japão caiu de uma média de 100 litros por pessoa por ano, em 1995, para 75 litros em 2020, ou seja, os jovens de hoje em dia bebem menos álcool do que a geração dos pais.

Os impostos sobre o álcool representaram 1,7% da receita tributária do Japão em 2020, abaixo dos três por cento em 2011 e cinco por cento em 1980.

Houve também uma diminuição particularmente acentuada no consumo de cerveja, com o volume das vendas a cairem 20 por cento, para 1,8 mil milhões de litros.

A cervejaria Kirin, que produz Kirin Lager e Ichiban Shibori, afirma, citada pelo mesmo jornal, que o consumo per capita de cerveja no Japão totalizou cerca de 55 garrafas em 2020, uma queda de 9,1 por cento em relação ao ano anterior.

O Ministério da Saúde japonês espera que a campanha relembre às pessoas que devem beber apenas a "quantidade apropriada de álcool".

Os finalistas desta campanha serão convidados para a cerimónia de premiação, em Tóquio, no dia 10 de novembro, e a administração fiscal deverá apoiar a comercialização das ideias do vencedor.

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG