Presidente finlandês fala com Moscovo. Putin diz que fim da neutralidade seria um "erro"

Propriedade de Abramovich no Algarve congelada Acompanhe na TSF o 80.º dia de guerra na Ucrânia.

PorTSF

Marcelo diz que Portugal é "beneficiário líquido" da situação internacional

Marcelo Rebelo de Sousa considerou este sábado que Portugal é um "beneficiário líquido" da situação vivida a nível internacional, por ser visto "como longínquo da guerra" na Ucrânia, e defendeu que "o inteligente é saber aproveitar essa ocasião".

"Tal como aconteceu, embora de forma muito diferente na Segunda Guerra Mundial, somos de momento beneficiários líquidos da situação vivida: Portugal está solidário na guerra, mas é visto longínquo da guerra, é visto longínquo da guerra para o turismo, é visto longínquo da guerra para o investimento", sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

LER MAIS

Adesão de Finlândia e Suécia à NATO é "passo natural"

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, diz que a segurança europeia dos últimos 30 anos "foi destruída" pela Rússia na Ucrânia.

À margem de uma reunião informal dos países da NATO, em Berlim, o chefe da diplomacia portuguesa defende a adesão da Finlândia e Suécia.

"A Finlândia e a Suécia são uma parte muito importante da reconfiguração da ordem de segurança da Europa e nesse sentido a adesão à NATO é um passo natural", disse, em declarações à RTP3.

Gomes Cravinho aponta ainda que a ameaça russa "é a razão" para o pedido de adesão dos países à NATO.

Ministro confirma congelamento de imóvel que será de Abramovich

Numa reação à notícia de hoje do jornal Público, o ministro dos Negócios Estrangeiros confirma o congelamento de um imóvel que as autoridades acreditam pertencer ao oligarca, Roman Abramovich.

"A dificuldade aqui é que muitos dos sancionados não têm as propriedades e bens em nome próprio, têm nome de empresas, que por sua vez, estão em nome de outras empresas".

"Neste caso, temos uma convicção forte, que não é uma confirmação plena, que essa casa pertence a Abramovich e por isso está congelada, o que significa que não pode ser vendida ou hipotecada", disse, em declarações à RTP3.

A casa está localizada na Quinta do Lago, no Algarve.

Putin diz que o fim da neutralidade militar finlandesa seria um "erro"

O fim da neutralidade militar da Finlândia seria um "erro", disse este sábado o Presidente russo, Vladimir Putin, durante uma conversa telefónica com o seu homólogo finlandês, Sauli Niinistö, segundo um comunicado do Kremlin.

"Vladimir Putin sublinhou que o fim da política tradicional de neutralidade militar seria um erro, já que não existe qualquer ameaça à segurança da Finlândia", disse o comunicado.

LER MAIS

"Conversa direta." Presidente finlandês fala ao telefone com Putin

O Presidente finlandês, Sauli Niinistö, telefonou este sábado ao Presidente russo, Vladimir Putin, sobre a iminente candidatura de adesão da Finlândia à NATO, anúncio que foi mal recebido por Moscovo.

"A conversa foi direta e decorreu sem contrariedades. Evitar as tensões foi o ponto considerado relevante", disse o chefe de Estado finlandês através de um comunicado à imprensa, citado pela AFP.

LER MAIS

Rússia cortou fornecimento de eletricidade à Finlândia na noite passada

O fornecimento de eletricidade da Rússia à Finlândia terminou na noite passada, depois da suspensão ter sido anunciada na sexta-feira pelo exportador, disse este sábado à agência France Press (AFP) um responsável do operador finlandês.

A empresa responsável pela venda de eletricidade russa à Finlândia, a RAO Nordic, anunciou na sexta-feira que ia suspender o fornecimento às 00h00, alegando falta de pagamento, numa altura em que a Finlândia anunciou a sua candidatura à NATO.

LER MAIS

Propriedade milionária de Abramovich congelada no Algarve a pedido do MNE

Uma propriedade milionária de Roman Abramovich, no Algarve, está congelada a pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A informação é avançada pelo Público, que indica que o oligarca russo tinha tentado vender o imóvel 15 dias antes da invasão da Ucrânia.

A propriedade está avaliada em dez milhões de euros e fica na Quinta do Lago, no Algarve. O mesmo jornal conta que foi a Caixa Geral de Depósitos (CGD) a dar o alerta à Polícia Judiciária depois de ter recebido um pedido de crédito à habitação em fevereiro e de o negócio ter chamado a atenção do banco.

LER MAIS

G7 nunca reconhecerá fronteiras que Rússia pretende impôr pela força

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 afirmaram este sábado que o grupo nunca reconhecerá as fronteiras que a Rússia pretende impor pela força da guerra na Ucrânia.

"Não reconheceremos nunca as fronteiras que a Rússia está a tentar mudar com a sua intervenção militar", disseram os ministros, numa declaração difundida no âmbito de uma reunião de três dias em Wangels, no norte da Alemanha.

LER MAIS

Zelensky elogia ucranianos, mas alerta que ninguém pode prever fim da guerra

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lembrou esta sexta-feira que, embora os ucranianos estejam a fazer todos os possíveis para derrotar a Rússia, ninguém "pode prever quanto tempo a guerra vai durar".

"[O final] dependerá, infelizmente, não apenas do nosso povo, que já está a dar o máximo", salientou o chefe de Estado ucraniano, durante o discurso diário em vídeo, dirigido à nação.

LER MAIS

Kiev alerta que Rússia ameaça atacar todo o território com mísseis desde o mar Negro

Ucrânia acusou esta sexta-feira a Rússia de ameaçar todo o território ucraniano com ataques de mísseis, ao criar uma base ofensiva na Ilha Zmiinyi, no mar Negro, e de tentar destabilizar a situação na região separatista da Transnístria.

O porta-voz do Comando Operacional do Sul da Ucrânia, Vladyslav Nazarov, denunciou, através da rede social Telegram, que há quatro navios de guerra russos e dois submarinos no mar Negro, carregados com mais de 30 mísseis Kalibr.

LER MAIS

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG