Mais 48 esquadras chinesas clandestinas detetadas. São 102 em 53 países

Quase metade destas esquadras estão na Europa.

PorLusa
© Jerome Favre/EPA

A organização de defesa dos direitos humanos Safeguard Defenders revelou esta segunda-feira que existem pelo menos mais 48 esquadras chinesas clandestinas em vários países, elevando o número total já conhecido para 102 delegações de autoridade chinesa em território estrangeiro.

Num relatório divulgado, a organização refere que estas esquadras estão presentes em 53 países de todo o mundo, quase metade das quais (pelo menos 41) na Europa, com Itália e Espanha a somar o maior número destas delegações da autoridade chinesa em território estrangeiro.

A revelação da existência destes "centros de serviço policil" foi feita em setembro passado, quando a Safeguard Defenders acusou Pequim de manter 54 esquadras em vários países - incluindo três em Portugal (Lisboa, Porto e Madeira) com funções que passam pelo controlo de fugitivos da China e processos de regresso àquele país.

No final de outubro, a China rejeitou as acusações, referindo que as estruturas em causa servem para ajudar cidadãos chineses confinados pela pandemia de Covid-19 a regressar a casa ou a renovar cartas de condução e documentos de identidade.

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG