Infetados e contactos são mais de um milhão. Internamentos, Rt e incidência sobem

A Covid-19 provocou pelo menos 5,58 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia.

PorTSF
© AFP

OMS considera "plausível" fim da pandemia na Europa depois da vaga da Ómicron

Pela primeira vez, a Organização Mundial de Saúde admite que a pandemia de Covid-19 pode chegar ao fim. O diretor da OMS Europa considera que a pandemia entrou numa nova fase com a variante Ómicron, estimando que até março possa ficar infetada 60% da população europeia.

LER MAIS

Sala evacuada no aeroporto de Lisboa. Pessoas de circuitos e voos diferentes cruzaram-se por acidente

Uma sala do aeroporto de Lisboa teve de ser evacuada, por terem estado no mesmo espaço passageiros de circuitos que nunca deveriam cruzar-se. O incidente aconteceu quando passageiros provenientes de um voo (ainda por determinar) saíram pela porta errada e acabaram por cruzar-se com outros viajantes que estavam a embarcar em outro avião. Estes últimos tiveram, assim, de recomeçar o processo de segurança.

LER MAIS

Mais de 2500 passageiros e 41 companhias multados nas fronteiras áreas

Mais de 2500 passageiros foram multados, entre 1 de dezembro e 23 de janeiro, por tentarem entrar em Portugal pelas fronteiras aéreas sem teste negativo ao SARS-CoV-2, indicou esta segunda-feira o Ministério da Administração Interna (MAI).

Segundo o MAI, foram também multadas 41 companhias aéreas por embarcarem esses passageiros sem teste negativo, número de autos que se mantêm desde há duas semanas.

Num balanço desta medida para controlar os casos de Covid-19, o MAI avançou à agência Lusa que, entre 01 de dezembro e 23 de janeiro, a PSP e o SEF fiscalizaram 1.823.533 passageiros e 16.966 voos, de que resultaram em 2.546 contraordenações.

LER MAIS

Infetados e contactos são mais de um milhão. Internamentos, Rt e incidência sobem

Estão confirmadas 19.613 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 44 do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 2.254.583, mais 32.758 nas últimas 24 horas.

Há, neste momento, 509.628 casos ativos e 501.119 contactos em vigilância, totalizando mais de um milhão.

LER MAIS

Profissionais de saúde que prestam cuidados diretos são contactos de alto risco

Os profissionais que prestam cuidados de saúde diretos e de maior risco de contágio com casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 passam a ser considerados contactos de alto risco, segundo uma norma atualizada.

De acordo com a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), estes profissionais de saúde só não são considerados contactos de alto risco se tiverem a dose de reforço da vacina há pelo menos 14 dias ou tiverem história de infeção por SARS-CoV-2 nos 180 dias antes do contacto com o caso confirmado, sendo nesse caso considerados contacto de baixo risco.

Segundo a norma, estes profissionais de saúde juntam-se, enquanto contactos de alto risco, aos coabitantes com um caso confirmado e a todos os que tenham tido um contacto com nível de exposição elevado e ao mesmo tempo residam, frequentem ou trabalhem em instituições de apoio ou acolhimento a populações mais vulneráveis.

LER MAIS

China suspende bloqueio em Xian após cidade registar zero casos

O bloqueio de Xian foi suspenso esta segunda-feira, após a cidade chinesa ter alcançado os zero casos de Covid-19, depois de um mês sob as medidas mais restritas desde o isolamento da cidade de Wuhan, no início da pandemia.

O anúncio feito hoje pelo governo de Xian ocorreu após a retomada dos voos domésticos de e para a cidade, no fim de semana. A cidade foi colocada sob quarentena em 22 de dezembro após um surto atribuído à variante Delta do coronavírus.

Com uma população de 13 milhões de pessoas, a cidade registou mais de 2.000 infeções desde dezembro do ano passado. A semana passada alcançou os zero casos.

LER MAIS

Manifestação violenta provoca pelo menos 12 feridos em Bruxelas. Polícia deteve 70 pessoas

Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas e 70 foram detidas este domingo em Bruxelas, durante protestos contra as vacinas anti-Covid-19 e as restrições impostas pelo Governo belga para combater a contagiosa variante Ómicron, indicou a polícia.
LER MAIS

Manifestação em Washington contra "tirania" da vacinação obrigatória contra a Covid-19

Alguns milhares de cidadãos norte-americanos manifestaram-se em Washington contra a vacinação obrigatória contra a Covid-19, em nome das suas liberdades, das suas crianças e das suas convicções religiosas.

"A obrigatoriedade [de vacinação] e as liberdades não são compatíveis. Como a água e o azeite", declarou um orador nas marchas do Lincoln Memorial, o imponente edifício de mármore branco dedicado ao 16.º Presidente dos Estados Unidos.

LER MAIS

Fotografia: EPA

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG