Suíça coloca Portugal na lista de países de risco

A partir de agora, para entrar na Suíça será necessário apresentar teste negativo e realizar uma quarentena de 10 dias.

PorCarolina Quaresma
© Igor Martins/Global Imagens

Suíça colocou Portugal na lista de países de risco, com "variante de preocupação", devido à nova estirpe da Covid-19. A medida, anunciada pelo Ministério suíço da Saúde, está em vigor desde as 00h00 desta terça-feira e estão também incluídos na lista o Japão, a Nigéria e o Canadá.

Se pretende entrar na Suíça vindo de Portugal e tem mais de 16 anos, terá de apresentar, a partir de agora, um teste PCR ou antigénio negativo e fazer uma quarentena de 10 dias, mesmo que esteja vacinado ou já recuperado da doença.

Também as crianças devem ficar isoladas durante 10 dias e preencher um formulário de entrada.

Além disso, entre o quarto e o sétimo dia depois da entrada na Suíça, deve ser feito um novo teste PCR ou antigénio.

A embaixada da Suíça em Portugal adianta que o Ministério da Saúde suíço classificou Portugal como um "país de risco onde circula uma variante preocupante", referindo-se à nova variante, Ómicron.

"O Conselho Federal recomenda renunciar às viagens com destino a Portugal", acrescenta a embaixada, pedindo que, neste caso, se contacte as autoridades portuguesas.

Portugal continental vai entrar esta quarta-feira em situação de calamidade devido à pandemia de Covid-19.

As autoridades portuguesas confirmaram na segunda-feira a presença em território nacional de 13 casos da Ómicron, a nova variante do coronavírus, que terão resultado de uma viagem recente à África do Sul de uma das pessoas infetadas.

Esta nova variante genética do coronavírus, inicialmente identificada na África do Sul e em alguns países da África Austral, foi já identificada também nos últimos dias em alguns países europeus.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A COVID-19

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG