"Tabela tem 20 anos." UE quer atualização dos critérios de rastreio do cancro

Ministro considera que medida tem "enorme relevo para os portugueses", mas "temos de ter equipas preparadas".

PorJoão Francisco Guerreiro, em Bruxelas
© António Pedro Santos/Lusa

Os 27 pediram esta sexta-feira à Comissão Europeia para atualizar a tabela de critérios para o rastreio do cancro em toda União Europeia. O ministro da Saúde afirma que a recomendação em vigor já "tem 20 anos" e deve ser atualizada.

"No caso do cancro da mama, abrangendo mulheres mais jovens e mais velhas do que [o estabelecido] no atual programa de rastreio", afirmou Manuel Pizarro, acrescentando que "este programa vai agora ser estendido também ao cancro do pulmão, ao cancro da próstata e ao cancro do estômago, em certos casos".

Ouça a reportagem da TSF.

Your browser doesn’t support HTML5 audio

A medida pode ainda tardar a ser aplicada a nível europeu, mas o ministro da Saúde afirma que, em termos nacionais, vai avançar sem demora. "No caso concreto de Portugal, nós vamos começar a trabalhar de imediato e eu julgo que para qualquer um destes casos haverá já, em 2023, programas piloto", afirmou.

"O rastreio do cancro do pulmão é dirigido aos grandes fumadores, que são os que estão em risco. O rastreio do cancro do estômago é dirigido a pessoas que estão também em maior risco, e nós sabemos quais são as comunidades em Portugal onde esse risco é mais significativo. E o rastreio do cancro da próstata será dirigido a todos os homens com idade superior a 55 a 60 anos conforme os casos", detalhou, admitindo que apesar de se tratar de uma medida positiva, vai representar mais pressão sobre os serviços.

O rastreio ao cancro do pulmão é "dirigido aos grandes fumadores com tomografia axial computorizada, portanto, TAC de baixa dose, e vai detetar muitas lesões que, não sendo cancerígenas, vão obrigar a uma investigação médica", exemplificou, admitindo, porém, que isto "quer dizer que nós temos que ter equipas preparadas para depois dar resposta àquilo que os rastreios fizerem aparecer".

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG