Vai viajar para a Suíça? Terá de apresentar teste negativo e fazer quarentena de 10 dias

A Covid-19 provocou pelo menos 5.197.718 mortos mortes em todo o mundo, entre mais de 260,81 milhões infeções registadas desde o início da pandemia.

PorTSF
© António Pedro Santos/Lusa

"Há espaço para otimismo." Ministro da Saúde de Israel diz que vacinas devem proteger contra Ómicron

Nitzan Horowitz, ministro da Saúde de Israel, afirmou esta terça-feira que as pessoas que têm as duas doses da vacina contra a Covid-19 e, seis meses depois, tomam a dose de reforço devem estar protegidos contra a variante Ómicron. O ministro falou depois de terem sido identificados dois casos casos da variante no país, elevando o total para quatro.

"Nos próximos dias teremos informações mais precisas sobre a eficácia da vacina contra a Ómicron, mas já há espaço para otimismo e indícios iniciais de que aqueles que são vacinados com uma vacina ainda válida ou com a dose de reforço também estarão protegidos perante esta variante", explicou Nitzan Horowitz aos jornalistas locais, sem citar quaisquer dados científicos.

LER MAIS

Médico da B SAD e do Garcia de Orta infetado com Ómicron coloca 56 pessoas em isolamento

Os serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, encerram a partir de hoje e por um período de 14 dias na sequência de um caso de Covid-19 da variante Ómicron.

O teste positivo da nova variante pertence a um médico que presta serviço na B SAD. A TSF apurou que este caso obrigou ao isolamento de 56 pessoas: 28 utentes, 28 profissionais de saúde. O número pode vir a subir uma vez que as autoridades de saúde estão investigar eventuais cadeias de transmissão.

LER MAIS

Maiores de 60 anos e vulneráveis "devem ser aconselhados a adiar viagens", alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhou, esta terça-feira, as pessoas mais vulneráveis ao desenvolvimento de doença grave de Covid-19, incluindo os maiores de 60 anos, a adiar viagens que tenham marcadas, devido à variante Ómicron.

LER MAIS

Surto de Covid na B SAD coloca mais de 100 pessoas em isolamento

Mais de 100 pessoas da estrutura da B SAD estão em isolamento, devido a um surto do coronavírus SARS-CoV-2, associado à estirpe Ómicron, confirmou esta terça-feira à Lusa fonte oficial da equipa da I Liga de futebol.

Entre toda a estrutura da B SAD - jogadores, equipa técnica e staff da equipa principal e de sub-23 - e os contactos diretos dos 13 casos positivos de infeção confirmados nos azuis, o número de pessoas em isolamento ultrapassa a centena.

LER MAIS

"Custo de ter apenas um local é menor do que ter vários." Moedas justifica novo centro de vacinação

Na inauguração do novo centro de vacinação na Feira Internacional de Lisboa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, disse que, "muito antes das eleições", a câmara já sabia que "tinha de mudar" os locais dos antigos centros de vacinação e "encontrar algo melhor"

Moedas também afirma que "o custo é o mesmo" que havia antes, ao mesmo tempo que explica que o "custo de ter apenas um local é menor do que ter vários". O presidente da Câmara de Lisboa também revela que "houve uma duplicação da capacidade" dos centros de vacinação.

LER MAIS

Governo não prevê novas restrições no setor da cultura

A ministra Graça Fonseca disse esta terça-feira não antever novas restrições para o setor da cultura apesar do agravamento da situação epidemiológica da Covid-19, salvaguardando que o Governo está a monitorizar impactos da nova vaga.

"Aquilo que foi aprovado em Conselho de Ministros [na passada quinta-feira] não tem novas restrições com impacto no setor cultural, [mas] neste momento estamos a retomar o diálogo com associações do setor e com a Direção-Geral da Saúde para saber exatamente como proceder [...] perante os impactos que esta nova vaga possa ter", declarou a ministra da tutela, falando aos jornalistas portugueses em Bruxelas.

LER MAIS

Açores também vão exigir teste negativo aos passageiros provenientes do estrangeiro

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, revelou esta terça-feira que a região vai exigir um teste negativo à Covid-19 aos passageiros provenientes do estrangeiro, tal como vai acontecer nas chegadas ao continente português.

"No que diz respeito ao acesso de estrangeiros, na chegada ao território dos Açores, nós vamos, aqui também, adotar o mesmo sistema de exigência de teste, tal como a nível nacional o Conselho de Ministros exigiu", declarou Bolieiro aos jornalistas.

LER MAIS

Imposição de testes negativos a portadores do certificado "é algo que está previsto"

A Comissão Europeia confirma que a decisão do governo português de impor testes nos aeroportos a portadores do certificado digital da Covid-19 da União Europeia está "na verdade" prevista nas regras do próprio certificado.

Bruxelas tem vindo a apelar aos governos europeus para coordenarem entre si as medidas dirigidas aos viajantes, "em particular não impondo barreiras às viagens para aqueles que foram plenamente vacinados, tenham um teste PCR, ou provem que recuperaram da Covid".

No entanto, perante certas circunstâncias, como o aparecimento de "variantes preocupantes ou de interesse", como é o caso da Ómicron, o próprio regulamento do certificado prevê a adoção de um "travão de emergência".

LER MAIS

Mais 11 mortes e 2907 novos casos de Covid em Portugal. Internamentos sobem

Estão confirmadas 18 441 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 11 do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 1 147 249, mais 2907 nas últimas 24 horas.

LER MAIS

Portugueses na Suíça "em lágrimas" com restrições impostas

Os telefones do Consulado de Portugal em Genebra não têm parado ao longo desta terça-feira. Os portugueses querem saber informações, decidir o que fazer perante a decisão da Suíça exigir um teste negativo e uma quarentena de 10 dias a quem chegue de Portugal.

"Ontem, quando souberam da notícia, havia aqui gente em lágrimas, é muito complicado", conta Hugo Lopes. Hugo é funcionário numa empresa de distribuição de produtos portugueses na Suíça. Tem praticamente toda a família no país helvético e não irá a Portugal no Natal, mas percebe a desilusão de quem tem filhos e família no país de origem e se depara com estas restrições. "Eles sentem-se muito revoltados porque é muito complicado fazer a quarentena à chegada", afirma. Explica que os colegas têm esperança que a situação mude até ao Natal e que "se na Suíça começarem a aparecer casos desta nova variante as restrições sejam retiradas".

* Texto de Maria Augusta Casaca

LER MAIS

Países Baixos detetaram variante Ómicron uma semana antes de voos da África do Sul

O Instituto de Saúde Pública dos Países Baixos anunciou esta terça-feira ter detetado a variante Ómicron do SARS-CoV-2 em 19 e 23 de novembro, uma semana antes da chegada dos voos da África do Sul com 61 passageiros infetados.

Amostras colhidas em testes PCR mostraram uma anomalia no pico proteico do SARS-CoV-2, o que "deu origem à suspeita de que se tratava da variante Ómicron", pelo que as amostras foram submetidas a uma análise especial para confirmação, referiu o instituto.

LER MAIS

EMA está pronta para adaptar vacinas à variante Ómicron

A responsável da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa), Emer Cooke, disse esta terça-feira, em Bruxelas, que o organismo está preparado para adaptar as vacinas à nova variante do coronavírus da Covid-19 (Ómicron), se necessário.

"Devemos ter muito cuidado nesta altura e só posso adiantar que não sabemos se vai ser necessário, mas se o for, já temos um plano de contingência", disse a representante, numa intervenção no Parlamento Europeu (PE).

"Sabemos que os vírus sofrem mutações e estamos preparados, se for necessário" para adaptar as vacinas já autorizadas para a Covid-19, disse a diretora-executiva da EMA.

LER MAIS

Marcelo promulga decreto que permite ao Governo determinar uso de máscara na rua

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa promulgou na segunda-feira o decreto que habilita o Governo a estabelecer o uso de máscara na rua sem a autorização da Assembleia da República.

Numa nota divulgada na segunda-feira à noite no site da Presidência, é assinalada a promulgação do "decreto que estabelece as condições de determinação, a título excecional, da obrigatoriedade do uso de máscara para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas".

O Parlamento aprovou na sexta-feira o projeto do PS que habilita o Governo a decretar o uso de máscara na rua sem a autorização da Assembleia da República, diploma que cessará a vigência a 1 de março de 2022.

LER MAIS

Suíça coloca Portugal na lista de países de risco

Suíça colocou Portugal na lista de países de risco, com "variante de preocupação", devido à nova estirpe da Covid-19. A medida, anunciada pelo Ministério da Saúde suíço, está em vigor desde as 00h00 desta terça-feira e estão também incluídos o Japão, a Nigéria e o Canadá.

Se pretende entrar na Suíça vindo de Portugal, terá de apresentar, a partir de agora, um teste PCR ou antigénio negativo e fazer uma quarentena de 10 dias, mesmo que esteja vacinado ou já recuperado da doença.

LER MAIS

"É uma dificuldade." MNE espera que medidas sejam tomadas "a tempo de não prejudicar o Natal"

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) admite que a decisão da Suíça " é uma dificuldade" para os emigrantes portugueses que queiram vir passar o Natal a Portugal. Contactado pela TSF, Augusto Santos Silva compreende, no entanto, a decisão da Suíça.

"Quando impomos uma quarentena de 10 dias à entrada não estamos propriamente a incentivar a mobilidade, mas nós próprios já fizemos isso em relação a outros países", salienta. Na opinião do MNE, os diferentes países estão a tentar tomar medidas "provisórias e muitas delas drásticas" para comprar tempo de modo a perceber as consequências que possam advir da nova variante Ómicron.

LER MAIS

China confiante que vai ser capaz de prevenir transmissão de nova variante Ómicron

As autoridades de saúde da China consideram existir "alta probabilidade" de que a variante Ómicron do SARS-CoV-2 chegue ao país, mas ressalvam que a "estratégia de prevenção" chinesa vai ser "eficaz" na prevenção da sua transmissão.

O diretor do Centro de Controlo de Doenças da China, Xu Wenbo, destacou em entrevista à televisão estatal CCTV que o Centro desenvolveu um método de deteção de ácido nucleico que a nova variante não pode contornar e que permite "determinar continuamente possíveis casos importados".

LER MAIS

Pandemia afetou desproporcionalmente jovens e pessoas com baixos rendimentos

​​​​​​​A pandemia de Covid-19 afetou desproporcionalmente os jovens e as pessoas com baixos rendimentos, com 48% dos portugueses a considerarem que estão agora mais pobres do que antes da crise sanitária, segundo um estudo da Intrum.

De acordo com as conclusões do European Consumer Payment Report (ECPR) da Intrum, "a pandemia afetou desproporcionalmente os diferentes países e grupos demográficos. Embora a situação de emprego da maioria não tenha sido diretamente afetada, quase quatro em cada 10 europeus (37%) dizem que estão mais pobres hoje, do que antes do início da crise. Em Portugal, este valor sobe para 48%", sendo que "pessoas com baixos rendimentos familiares foram particularmente afetadas, aumentando a desigualdade económica na sociedade".

LER MAIS

Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

Novas regras nas fronteiras a partir desta quarta-feira. Saiba o que muda

Cidadãos de países exteriores à União Europeia e dos países considerados de risco vermelho ou vermelho escuro sem certificado digital europeu de teste ou recuperação precisam de teste PCR negativo ou comprovativo de teste rápido antigénio para entrar em Portugal.

Segundo o alerta lançado esta terça-feira pelo Governo português, a um dia de entrarem em vigor as novas regras, o teste PCR precisa de ser efetuado até 72 horas antes e o antigénio, com comprovativo laboratorial, até 48 horas.

De acordo com as regras de entrada em Portugal que estarão em vigor a partir de quarta-feira, quem não apresentar um dos testes referidos ou se recusar a fazer um dos testes indicados pelas autoridades terá de pagar uma multa de 300 a 800 euros.

LER MAIS

Farmácias garantem disponibilidade de testes apesar do aumento da procura

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) assegura que existe disponibilidade de testes rápidos à Covid-19 nas farmácias portuguesas para responder ao aumento da procura do serviço.

"Os portugueses podem estar tranquilos, que as farmácias dispõem de quantidade suficiente para responder ao aumento da procura do serviço de realização de testes antigénio e autotestes", assegurou a presidente da ANF, Ema Paulino, citada num comunicado divulgado na segunda-feira, ao final do dia.

Ema Paulino diz que após a declaração do estado de calamidade por parte do Governo, a vigorar a partir de quarta-feira, verificou-se um pico de procura por este tipo de testes, adiantando que o abastecimento de testes será reforçado.

LER MAIS

Johnson & Johnson já está a desenvolver vacina contra variante Ómicron

O laboratório Johnson & Johnson (J&J) revelou na segunda-feira que já começou a desenvolver uma nova versão da sua vacina contra a Covid-19, visando especificamente a nova variante Ómicron, caso a atual fórmula não seja suficientemente eficaz.

Em comunicado de imprensa, a empresa norte-americana explicou que está "em processo de avaliação da eficácia da sua vacina contra a Covid-19 contra variantes", incluindo a Ómicron.

Ao mesmo tempo, o grupo farmacêutico está "a trabalhar numa vacina mais específica para a variante Ómicron, que a irá desenvolver se necessário", noticia a agência AFP.

LER MAIS

Relacionados

Veja Também

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG