Angola já está a administrar vacinas enviadas por Portugal

Ministra da Saúde de Angola reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer para chegar à imunidade de grupo no país.

Em Angola já estão a ser administradas as vacinas enviadas por Portugal. Esta segunda-feira a TSF esteve num centro de vacinação em Luanda, onde milhares de pessoas estão a ser vacinadas desde as 7h. A ministra da Saúde de Angola admite que o país está longe de atingir a imunidade de grupo, mas promete vacinar o maior número de pessoas possível.

"Já admininistrámos mais de 1,7 milhões de doses, já temos com vacinação plena 642 mil pessoas", revela Sílvia Lutucuta, a ministra angolana da Saúde.

A ministra reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer para chegar à imunidade de grupo no país. No entanto, está empenhada em atingir esse objetivo.

"Temos um plano bastante ambicioso que prevê custos acima de 342 milhões de dólares", explica a ministra da Saúde de Angola.

Toda a ajuda é bem-vinda, não só através de doações como a que chegou de Portugal, mas também através do apelo internacional à vacinação.

"Continuamos a lutar pela equidade, para termos este acesso às vacinas. Temos planos e estamos a mobilizar recursos", garante Sílvia Lutucuta.

Até porque, acrescenta a ministra, a imunidade de grupo é o sonho de qualquer país.

Pedro Pessoa e Costa, o embaixador português em Angola, espera que tudo seja feito para que os portugueses que vivem em Angola possam ter certificado de vacinação reconhecido na Europa.

"Naturalmente que esta luta contra a pandemia deve ser de todos e, portanto, é também importante que se perceba que o que interessa é a vacinação. Depois, para a comunidade portuguesa, que teve das autoridades angolanas um tratamento igual a todos os outros, é importante o acesso ao certificado digital europeu. Terá de ser feito um trabalho com as autoridades de saúde portuguesas e a Agência Europeia do Medicamento, que é a entidade que justamente faz a certificação das vacinas", afirmou Pedro Pessoa e Costa.

LEIA AQUI TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

*Com Cátia Carmo

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de