Arqueólogos encontram mais de 20 sarcófagos perto de Luxor

Ministério das Antiguidades do Egito anunciou que sarcófagos de madeira foram descobertos na necrópole de Asasif.

Um grupo de arqueólogos egípcios encontrou mais de 20 sarcófagos de madeira perto da cidade de Luxor, avançou o ministério de Antiguidades do país. Os sarcófagos, decorados com pormenores coloridos, foram descobertos na necrópole de Asasif, na margem oeste do rio Nilo.

O ministério egípcio descreveu a descoberta como "uma das maiores e mais importantes" dos últimos anos e revelou que os sarcófagos estavam dispostos em duas camadas, uns em cima e outros em baixo. No sábado vão dar uma conferência de imprensa, onde divulgarão mais pormenores.

A maioria dos túmulos de Asasif, localizados perto do Vale dos Reis, são do período tardio do antigo Egito, entre 664 e 332 a.C. No entanto, também há túmulos da 18.ª dinastia (1550-1292 a.C.), a primeira do Novo Reino Unido e da qual fizeram parte os famosos faraós Ahmose, Hatshepsut e Tutankamon.

Na semana passada, o ministério de Antiguidades já tinha anunciado que os arqueólogos descobriram uma antiga "área industrial" no vale oeste de Luxor. Essa área incluía "casas para armazenar e limpar móveis funerários, com muitas olarias datadas da 18.ª dinastia", revelaram.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados