Homem armado tentou atacar agentes da polícia catalã.
Corpo do artigo
Um homem que transportava uma arma branca foi esta segunda-feira abatido quanto tentava entrar na esquadra de Corenallà (Barcelona) para "atacar os agentes". O ataque foi classificado como "terrorista" pela polícia.
"Um homem armado com uma faca entrou na esquadra de polícia em Cornellà esta manhã para atacar os agentes. O atacante foi morto a tiro", disse a polícia regional da Catalunha, na sua conta na rede Twitter.
1031423630767534080
O comissário da polícia regional Rafael Comes, "número dois" da polícia de Barcelona, disse numa conferência de imprensa que o atacante, armado de uma faca gritou "Alá" e outras palavras que os polícias não compreenderam.
O incidente ocorreu pouco antes das 06h00 (05h00 em Lisboa). A porta de segurança da esquadra estava fechada, mas o suspeito tocou repetidamente para entrar e falou com os agentes através de um intercomunicador.
Depois de decidirem deixá-lo entrar, ele sacou uma "faca grande" e arremeteu contra os agentes, demonstrando uma vontade "claramente homicida".
O suspeito, que não foi identificado pelas autoridades, residia perto da esquadra. A polícia está a investigá-lo e aguarda um mandado judicial para fazer buscas no apartamento em que residia.
O ataque aconteceu poucos dias depois do primeiro aniversário dos ataques jihadistas que mataram 16 pessoas na Catalunha a 17 e 18 de agosto do ano passado, quando um jihadista entrou com uma carrinha na zona de pedestres de Las Ramblas, uma avenida turística no coração de Barcelona.
Não há, no entanto, qualquer indício de que o ataque esteja relacionado com os atentados de há um ano.
[Notícia atualizada às 11h40]