O aparelho da companhia aérea Aeromexico despenhou-se com mais de 100 pessoas a bordo, após descolar do Aeroporto Guadalupe Victora, em Durango.
Corpo do artigo
Um avião de passageiros da companhia Aeroméxico despenhou-se esta terça-feira nas imediações do Aeroporto Guadalupe Victoria, em Durango, no norte do México, com 97 passageiros e quatro tripulantes a bordo, noticiou a AFP.
Os fortes ventos que varreram ontem o aeroporto de Durango podem estar na origem do acidente. As primeiras conclusões indicam que o avião perdeu altitude de forma brusca ao ser atingido por uma forte rajada.
Não houve nenhuma vítima mortal. A maioria dos passageiros saiu do aparelho pelos próprios pés. Muitos em estado de choque.
Apenas o piloto do avião se encontra em estado crítico. Ontem foi sujeito a uma operação de emergência. Segundo os médicos o quadro clínico é favorável.
Fernando Rios, porta-voz da Secretaria de Saúde de Durango, contou à TSF que a assistência rápida dos militares impediu um cenário muito pior. "Das primeiras pessoas que chegaram a este lugar foi pessoal médico-militar. Eles comentam que demoraram cerca de 12 minutos a chegar. A sua participação para evacuar os passageiros e a tripulação antes que a aeronave se incendiasse foi bastante importante".
No total, 98 ocupantes do voo 2431 Durango - Cidade do México foram atendidos nos hospitais da região. A maior parte sofreu pequenas fraturas e tiveram alta ontem à noite.
As autoridades mexicanas já investigam o acidente.
Por seu lado, a Aeroméxico reitera que o avião estava em boas condições e dentro das normas. O último acidente de aviação desta companhia mexicana foi em 2000. Na altura, 4 pessoas perderam a vida.