A Alemanha e a França devem tomar «as decisões necessárias» para assegurar o futuro da Europa, escreveu hoje a chanceler alemã Angela Merkel, numa mensagem de felicitações enviada ao presidente francês eleito, François Hollande.
Corpo do artigo
«Temos a responsabilidade de tomar as decisões necessárias para a União Europeia (UE) e a zona euro, de forma a preparar as nossas sociedades para o futuro e reforçar a sua prosperidade», afirmou Merkel na missiva, hoje divulgada pelas autoridades de Berlim.
«Caro Hollande, as minhas sinceras felicitações pela eleição para a presidência francesa. Assume funções de grande responsabilidade num período cheio de desafios», escreveu a chanceler.
«Estou certa que a nossa cooperação vai reforçar e aprofundar a amizade tradicionalmente boa e profunda entre os nossos povos, na perspetiva do 50º aniversário do Tratado do Eliseu», documento assinado em janeiro de 1953 pelo chanceler alemão Konrad Adenauer e o presidente francês Charles de Gaulle para selar a reconciliação entre Paris e Berlim após a Segunda Guerra Mundial, indicou.
Angela Merkel acrescentou querer «continuar com François Hollande o caminho da responsabilidade comum para com a Europa e trabalhar para o bem dos dois países (Alemanha e França) e da Europa».
François Hollande deve encontrar-se com Angela Merkel em Berlim a 16 de maio, um dia depois de tomar posse como o novo chefe de Estado francês.
Os dois líderes divergem sobre a estratégica político-económica assumida na Europa para enfrentar a crise.
Hollande deseja renegociar o Tratado Orçamental assinado por 25 Estados-membros da UE, documento fortemente impulsionado por Berlim, bem como pretende propor medidas focadas no crescimento.
Merkel já mostrou estar disponível para discutir medidas de crescimento, mas recusou, até à data, qualquer renegociação do tratado.