O Presidente da República, Cavaco Silva, felicitou o Presidente eleito de Angola, José Eduardo dos Santos, e considerou que o processo eleitoral demonstrou o «espírito cívico e a maturidade democrática do povo angolano».
Corpo do artigo
O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) ganhou com maioria qualificada (72,24 por cento) as eleições gerais angolanas, realizadas na sexta-feira, e José Eduardo dos Santos foi eleito indiretamente Presidente, segundo os resultados provisórios divulgados no domingo.
«Por ocasião das eleições gerais da República de Angola do passado dia 31, quero expressar-lhe, em nome do Povo Português e no meu próprio, felicitações e votos de sucesso no exercício das altas funções que foi chamado a desempenhar pelo povo angolano», afirma Cavaco Silva, na mensagem divulgada no site oficial da Presidência da República.
O chefe de Estado português destaca a «maturidade democrática» do povo angolano que, considera, expressou «de forma inequívoca» a sua confiança em José Eduardo dos Santos.
«Uma vez mais, o povo angolano manifestou a sua determinação na consolidação da paz e da estabilidade, indispensáveis ao progresso social e económico do país», refere.
Cavaco Silva manifesta ainda a convicção de que no próximo mandato de José Eduardo dos Santos serão reforçados «os especiais laços de amizade e cooperação» que unem Portugal e Angola, «no plano bilateral como no quadro da CPLP, contando para tal com o inestimável contributo da numerosa comunidade portuguesa que vive e trabalha em Angola, bem como da comunidade angolana que vive e trabalha em Portugal».