O líder do Partido Popular (PP) espanhol, Mariano Rajoy, prestou hoje juramento, perante o rei Juan Carlos, como presidente do Governo de Espanha, numa cerimónia curta e simples.
Corpo do artigo
«Juro cumprir fielmente as obrigações do cargo de presidente do Governo, com lealdade ao rei, respeitando e fazendo respeitar a Constituição como norma fundamental do Estado, bem como manter o segredo das deliberações do Conselho de Ministros», disse Rajoy, na cerimónia que decorreu no Palácio da Zarzuela.
Rajoy prestou o juramento perante um exemplar da Constituição espanhola, um exemplar da Bíblia e um crucifixo.
O Boletim Oficial de Estado (BOE) espanhol publicou na edição de hoje o decreto real de nomeação de Mariano Rajoy como presidente do Governo espanhol, texto assinado por Juan Carlos na terça-feira.
«Nomeio presidente do Governo Mariano Rajoy Brey a quem o Congresso de Deputados outorgou a confiança por maioria absoluta na primeira votação, decorrida na sessão de hoje (terça-feira), de acordo com o estabelecido na alínea 3 do artigo 99 da norma constitucional», de acordo com o decreto, lido antes do juramento de Rajoy.
O breve texto, assinado por Juan Carlos em virtude das funções que lhe confere o artigo 62 da Constituição, foi publicado horas antes de Mariano Rajoy prestar juramento.
A partir deste momento, as atenções voltam-se para o Palácio da Moncloa, onde Rajoy vai preparar um novo decreto real com a composição do seu primeiro executivo que apresentará, durante a tarde, ao rei.
Finalmente, ao fim da tarde, Rajoy deverá anunciar, em conferência de imprensa, a composição do executivo que tomará posse na quinta-feira. A primeira reunião formal do novo governo realiza-se na sexta-feira.