Quase 15.000 veículos ficaram presos ontem à noite nas estradas de Sabóia, nos alpes franceses, devido a um forte nevão, obrigando as autoridades locais a sugerir aos automobilistas que procurem alojamento para pernoitar.
Corpo do artigo
Em Saint Julien, o dia amanheceu mais calmo, mas a apreensão mantém-se. As autoridades aconselham aos esquiadores cautela máxima. Depois do nevão de ontem, o risco de avalanche é bastante elevado.
Nesta localidade, que se situa perto do Monte Branco, a neve ainda é muita e exige a utilização de equipamento especial para este tipo de condições severas. Isabelle Dorliat, a número dois desta autarquia na Alta Sabóia, deixou o conselho e descreveu à TSF, o cenário esta manhã «a situação melhorou. É melhor do que ontem, mas ainda há muita neve para quem quer chegar às estâncias de desportos de inverno. Por isso, as viaturas devem estar equipadas com correntes de neve. É fundamental utilizá-las».
A imprensa francesa relata que durante a madrugada, ainda houve muitas perturbações e muitos atrasos nas estradas da região afetada. Em Saint Julien, a situação está controlada, mas há outras localidades ainda com muitas problemas devido ao nevão, explicou Isabelle Dorliat à TSF. Apesar disso, hoje o cenário poderá melhorar com o passar das horas.
«Há previsão de chuva, mas menos forte do que no dia de ontem. Ainda assim apelamos aos automobilistas para não circularem na estrada, se for possível. É possível, mas a situação vai melhorar mais tarde», afirmou.
O forte nevão que atingiu a região da Alta Sabóia terá paralisado cerca de 15 mil veículos. As autoridades accionaram um plano de alojamento de urgência. Os municípios que são atravessados pela estrada nacional 90, a mais afetada, disponibilizaram cerca de 10 mil locais para acolherem as vítimas deste nevão.