O novo governo de Angola, hoje nomeado por José Eduardo dos Santos, é empossado na próxima segunda-feira, disse à Lusa fonte do gabinete do Presidente da República.
Corpo do artigo
A nomeação sucedeu 24 horas depois da divulgação da lista do novo executivo, com dois ministros de Estado e 33 ministros, mais quatro que o anterior.
Relativamente ao governo anterior, o destaque vai para a manutenção da equipa económica, com a continuidade nos cargos dos ministros das Finanças, Carlos Lopes, e da Economia, Abraão Gourgel, e a substituição do titular da pasta do Planeamento, Ana Dias Lourenço, que integrou a equipa do Ministério do Planeamento entre 1997 e agora, tendo ocupado a pasta de vice-ministra entre 1997 e 1999, ano em que foi promovida a ministra.
Para o seu lugar foi nomeado o economista Job Graça.
Neste executivo, desapareceu o cargo de ministro de Estado e da Coordenação Económica, para que havia sido nomeado em janeiro passado Manuel Domingos Vicente, antigo responsável máximo da petrolífera angolana Sonangol.
Manuel Vicente foi empossado no passado dia 27 no cargo de vice-presidente da República, sendo de admitir que mantenha a coordenação da área económica do executivo, com poderes acrescidos relativamente ao anterior vice-PR, Fernando Piedade Dias dos Santos.