O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, comunicou hoje oficialmente ao Presidente Shimon Peres que conseguiu formar Governo, segundo um comunicado da presidência.
Corpo do artigo
«O primeiro-ministro reuniu-se com o Presidente Shimon Peres na sua residência em Jerusalém para o informar que está em condições de formar Governo», refere o comunicado.
Netanyahu assinou na sexta-feira acordos de coligação com o Yesh Atid, um partido de centro direita, liderado por Yaïr Lapid, um antigo jornalista da televisão, e com um movimento nacionalista religioso, o Fórum Judeu, dirigido por Naftali Bennett, o que lhe permite formar um Governo antes da visita a Israel, na próxima semana, do Presidente norte-americano, Barack Obama.
A ex-ministra dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Livni, líder do novo partido centrista HaTnuha (seis eleitos) foi a primeira a assinar, a 19 de fevereiro, um acordo com Netanyahu e será a ministra da Justiça e responsável pelas negociações de paz com os palestinianos.
Após as eleições legislativas de 22 de janeiro, Peres tinha dado ao primeiro-ministro um prazo até hoje para formar Governo.
O novo Governo deve tomar posse no parlamento na segunda-feira, 48 horas antes da chegada de Obama ao país.
A próxima maioria governamental terá 68 lugares num total de 120 no Parlamento.