Jeroen Dijsselbloem mostrou-se «muito satisfeito» com o acordo para assegurar a continuidade a coligação governamental e afirmou ser «crucial» a existência de estabilidade política.
Corpo do artigo
«Estou muito satisfeito que a coligação [governamental] portuguesa esteja novamente pronta para continuar o seu trabalho», afirmou Jeroen Dijsselbloem, em declarações aos jornalistas, à entrada para a reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), na capital belga.
O presidente do fórum dos ministros das Finanças defendeu que «a estabilidade política é crucial para manter os países [sob programa de ajustamento financeiro] no caminho certo e a trabalhar nos programas», sublinhando que «qualquer instabilidade política será relacionada com a possibilidade de adiamento das decisões».
O líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou, no sábado, um entendimento político com o CDS-PP liderado por Paulo Portas, proposto para vice-primeiro-ministro com a responsabilidade da coordenação económica, reforma do Estado e ligação à 'troika', que, assim, se mantém no executivo.