No Afeganistão, Nicolas Sarkozy assegurou que a França vai retirar um quarto do seu contingente do país até 2012, ou seja, mil soldados.
Corpo do artigo
O presidente francês garantiu, esta terça-feira, no Afeganistão, que vai retirar mil soldados gauleses estacionados neste país até 2012.
Ao assegurar que a França vai retir um quarto do seu contingente no Afeganistão até 2012 durante uma visita surpresa que está a fazer ao Afeganistão, Nicolas Sarkozy lembrou que é «preciso saber acabar uma guerra».
«Nunca houve a intenção de ter tropas no Afeganistão indefinidamente», acrescentou o chefe de Estado gaulês, numa visita à base avançada de Tora, onde estão a maior pare dos quatro mil soldados franceses neste país.
Em Tora, Sarkozy indicou ainda que «em 2014, todos os soldados franceses vão deixar» o Afeganistão, altura em que todas as competências serão entregues aos afegãos.
Durante a sua visita, Sarkozy deverá ainda encontrar-se com o presidente afegão, Hamid Karzai, e com o general norte-americano David Petraeus, que lidera as forças estrangeiras presentes no Afeganistão.