- Comentar
O ataque russo com drones contra a capital da Ucrânia, esta manhã, atingiu um edifício administrativo e quatro prédios residenciais, disse esta quarta-feira a Administração Militar de Kiev.
Relacionados
Minas e artefactos não detonados na Ucrânia ocupam área equivalente ao Uruguai
Várias explosões em Kiev. Forças ucranianas abatem 13 drones
"Estilhaços de drones (aparelhos aéreos não tripulados) atingiram um edifício administrativo" na zona de Chevtchenkivsky, destacou a Administração Militar ucraniana num comunicado difundido pelo sistema de mensagens Telegram.
De acordo com os repórteres da agência France Presse, no local, o edifício público citado no comunicado ficou parcialmente destruído.
"Quatro prédios residenciais" ficaram "ligeiramente" danificados, lê-se no mesmo comunicado.
Nas últimas semanas, a Rússia tem atacado infraestruturas energéticas da Ucrânia, afetando o abastecimento elétrico a milhões de pessoas que necessitam de aquecimento devido à descida das temperaturas.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Entretanto, o chefe de Estado ucraniano disse que o sistema de defesa antiaéreo ucraniano abateu hoje "um total de 13 drones" lançados pela Rússia durante o ataque contra Kiev.
"Os terroristas começaram com 13 Shahed", refere a mensagem de Volodymyr Zelensky, referindo-se aos "drones kamikazes" (aparelhos aéreos não tripulados) de fabrico iraniano.
De acordo com as informações provisórias, foi abatido "um total de 13 drones" pelos sistemas de defesa antiaéreo, acrescentou o presidente ucraniano na mesma transmissão efetuada através das redes sociais.
Anteriormente, o presidente da câmara de Kiev já tinha indicado terem havido várias explosões na capital ucraniana.
"Explosões no bairro Shevchenkivsky. Os serviços [de emergência] estão a caminho", escreveu Vitali Klitschko, na plataforma Telegram.
O responsável acrescentava, na altura, que o sistema de defesa antiaérea tinha abatido 10 drones de fabrico iraniano sobre Kiev e os arredores da capital.
Até ao momento, as autoridades não registaram quaisquer vítimas, de acordo com as autoridades de Kiev.