Ato de vandalismo encerra estação de comboios Gare de l'Est em Paris

Deflagrou, esta manhã, um incêndio perto de um ponto de sinalização. Tratou-se de fogo posto.

Os comboios não circulam, esta terça-feira de manhã, na estação Gare de l'Est, em Paris. As autoridades revelaram que a sinalização da estação está avariada, consequência de um ato de vandalismo.

Pouco antes das 8h30 deflagrou um incêndio perto de um ponto de sinalização. Primeiro pensou-se que tratava de um acidente, mas depois concluíram que era fogo posto.

"De acordo com as primeiras descobertas, podemos dizer que foi um incêndio deliberado nos cabos elétricos", contou à AFP um porta-voz da operadora ferroviária SNCF.

A Gare de l'Est é uma estação movimentada e ponto de partida de comboios de longa distância para o leste de França, Alemanha e Luxemburgo. Segundo o porta-voz da operadora ferroviária, nenhum comboio vai voltar a circular antes das 10h00 da manhã (9h00 em Lisboa) desta terça-feira. Uma dezena de trabalhadores foi deslocada para o local com o objetivo de restabelecer o tráfego ferroviário.

O ministro dos Transportes, Clément Beaune, que numa entrevista à rádio France Info confirmou que se tratava de "um ato intencional", reconheceu que ainda não se sabe quem provocou o incêndio e lembrou que ações desse tipo ocorrem "regularmente", por exemplo, com o objetivo de roubar material.

Beaune, que expressou a sua insatisfação com a situação que afeta milhares de pessoas, insistiu que tais atos devem "ser severamente punidos".

Os comboios TGV para Nancy, Colmar e Reims, bem como para Frankfurt, na Alemanha, foram cancelados ou estão atrasados, indicam os televisores informativos da estação. Desde 2019, cerca de 41 milhões de pessoas utilizaram a Gare de l'Est, avançam dados da SNCF.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de