Autoridades regionais espanholas pressionam governo a declarar estado de emergência

Recolher obrigatório em vários pontos do país só pode ser declarado sob estado de emergência.

O Governo espanhol está a estudar a possibilidade de declarar o estado de emergência em todo o país para permitir a declaração do recolher obrigatório localizado.

As autoridades regionais de saúde espanholas aumentaram a pressão sobre o Governo para que tenham a possibilidade de impor medidas mais restritivas. Na prática, a pressão vai no sentido de que o Governo de Pedro Sánchez declare o estado de emergência a nível nacional, o que permitiria às comunidades imporem horas de recolher obrigatório, como já acontece em vários países europeus.

Até agora, nove das 17 comunidades autónomas espanholas pediram formalmente esta medida. O governo deve tomar uma decisão durante uma reunião extraordinária no domingo.

Espanha atingiu um milhão de casos de Covid-19 há poucos dias e, este sábado, a cidade de Madrid passa a obedecer a novas regras como proibição das reuniões sociais em toda a região desde a meia-noite até às 06h00 entre pessoas que não vivam em conjunto, tanto em espaços públicos como privados.

A partir da próxima segunda-feira, vai também ser restringida a mobilidade em 32 zonas básicas de saúde onde não se poderá nem entrar nem sair, salvo por razões justificadas.

LEIA AQUI TUDO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de