"Bem-vindos ao Brexit." Polícia holandesa confisca sandes de britânicos

Medida que proíbe o transporte de produtos de origem animal do Reino Unido para a União Europeia já está em vigor.

Com a entrada em vigor do Brexit, desde as 23h00 do dia 31 de dezembro, é proibido sair do Reino Unido com produtos de origem animal, mesmo que seja para consumo próprio.

Por isso, quando um grupo de condutores britânicos chegou de ferry a Hoek van Holland, na Holanda, viu apreendidas as sandes de fiambre que levava consigo.

Num vídeo divulgado pela Dutch TV, vê-se um dos agentes da autoridade alfandegárias perguntar se as sandes embrulhadas em papel de alumínio "têm carne no pão ou não". Perante a resposta afirmativa, vê-se obrigado a confiscar a refeição. "A sério?!", pergunta o britânico, visivelmente surpreendido.

O homem ainda propõe ficar apenas com o pão, deitando fora o conduto da sandes, mas é tarde demais. "Não, vai ser tudo confiscado. Bem-vindo ao Brexit, senhor. Sinto muito", responde-lhe o agente.

Em causa está uma das medidas de um plano de regulação de biossegurança que proíbe o transporte de produtos de origem animal, frutas e vegetais provenientes do Reino Unido para dentro da União Europeia.

Quem for apanhado com estes produtos é obrigado a desfazer-se deles antes de cruzar a fronteira ou arrisca-se a pagar a uma multa que pode chegar às 300 libras.

Em entrevista à TSF, camionistas portugueses já se tinham manifestado preocupados com a nova regra, já que é habitual levarem mantimentos para as viagens longas, evitando gastar dinheiro em restaurantes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de