- Comentar
Boris Johnson afirmou, esta sexta-feira, que o país tem de "se preparar" para a possibilidade de não haver acordo de livre comércio com a União Europeia a 1 de janeiro. O primeiro-ministro britânico sublinhou que Bruxelas "abandonou" a ambição e que é provável que o período de transição termine sem "qualquer tipo de relacionamento".
A falar em Downing Street, Johnson disse que parecia que o Reino Unido estava a caminhar para o que o governante britânico chamou de "solução australiana", mas garantiu que não se está a afastar completamente das negociações.
"O que estamos a dizer-lhes é que venham aqui, que venham até nós se houver alguma mudança fundamental na abordagem", explicou Boris Johnson, citado pela Sky News.

Leia também:
MNE britânico pede mais flexibilidade à UE para chegar a um acordo pós-Brexit
O Reino Unido deixou a União Europeia a 31 de janeiro deste ano. Depois disso, o país entrou num período de transição, seguindo muitas das mesmas regras da comunidade europeia. O que significa que ainda não houve mudança no comércio, tarifas ou outros aspetos como a livre circulação.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Desde então, os negociadores tentam fechar um acordo para entrar em vigo no final de dezembro.