Boris Johnson diz que é hora do país "se preparar" para não haver acordo com a UE

O primeiro-ministro britânico deixou o alerta esta sexta-feira

Boris Johnson afirmou, esta sexta-feira, que o país tem de "se preparar" para a possibilidade de não haver acordo de livre comércio com a União Europeia a 1 de janeiro. O primeiro-ministro britânico sublinhou que Bruxelas "abandonou" a ambição e que é provável que o período de transição termine sem "qualquer tipo de relacionamento".

A falar em Downing Street, Johnson disse que parecia que o Reino Unido estava a caminhar para o que o governante britânico chamou de "solução australiana", mas garantiu que não se está a afastar completamente das negociações.

"O que estamos a dizer-lhes é que venham aqui, que venham até nós se houver alguma mudança fundamental na abordagem", explicou Boris Johnson, citado pela Sky News.

O Reino Unido deixou a União Europeia a 31 de janeiro deste ano. Depois disso, o país entrou num período de transição, seguindo muitas das mesmas regras da comunidade europeia. O que significa que ainda não houve mudança no comércio, tarifas ou outros aspetos como a livre circulação.

Desde então, os negociadores tentam fechar um acordo para entrar em vigo no final de dezembro.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de