- Comentar
O Canadá enviou o primeiro dos seus prometidos tanques de guerra Leopard 2 para a Ucrânia no sábado, anunciou a ministra da Defesa, Anita Anand.
Relacionados
Dois mísseis atingem Kharkiv e fazem cinco feridos
Alemanha garante que não haverá ataque à Rússia com armas ocidentais
Rússia anuncia troca de 63 prisioneiros com mediação dos Emirados Árabes Unidos
Um avião da Força Aérea canadiana "descolou de Halifax com o primeiro tanque de guerra Leopard 2 que vamos doar à Ucrânia", disse a ministra numa publicação na rede social Twitter.
"O Canadá está solidário com a Ucrânia e continuaremos a fornecer às Forças Armadas ucranianas o equipamento de que precisam para vencer", acrescentou a ministra.
"Os tanques de guerra estão a caminho para ajudar a Ucrânia. O primeiro Leopard 2 canadiano já foi. O apoio do Canadá à Ucrânia é inabalável", referiu a ministra numa outra publicação no Twitter, acompanhada por um vídeo onde se vê o carregamento do tanque e a partida do avião.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O Canadá anunciou no final de janeiro a decisão de entregar quatro tanques Leopard 2 de fabrico alemão à Ucrânia, um dia após um anúncio semelhante de vários países ocidentais.

Leia também:
Dois mísseis atingem Kharkiv e fazem cinco feridos
O primeiro-ministro, António Costa, assegurou no sábado que Portugal vai ceder também às Forças Armadas ucranianas tanques Leopard 2 e adiantou que está neste momento em curso uma operação logística com a Alemanha para recuperação de alguns carros de combate.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).