- Comentar
O Vento e as altas temperaturas são os maiores inimigos dos bombeiros. Os incêndios na Austrália já levaram à morte de seis pessoas durante o mês de novembro, e as previsões para os próximos dias não são animadoras. As autoridades alertam para temperaturas perto dos 45 graus célsius, com ventos a rondar os 90 kms/hora.
As autoridades alertam para "situações catastróficos", quando já foram destruídas mais de 500 casas. Estes são os piores incêndios da história do país, abrangendo, principalmente, o sul da Austrália. À BBC, o porta voz dos Bombeiros referiu que "todas as áreas do estado estão em perigo", e a situação está em risco de se tornar incontrolável para as corporações.
Os primeiros nove meses do ano foram os mais secos no sul do país, segundo o Bureau of Meteorology, que pertence ao governo australiano. A previsão de chuva para os próximos meses é praticamente nula.
Os ciêntistas justificam estes incêndios, em parte, com as alterações climáticas. De acordo com o Bureau of Meteorology, as alterações climáticas são responsáveis por "picos" de calor, levando à seca em vários pontos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Fumo chega à capital Sydney
Na maior cidade da Austrália, Sydney, o fumo cobriu esta terça-feira o céu da capital. Várias pessoas foram hospitalizadas devido à inalação de fumo.
A má qualidade do ar levou o governo a fazer um alerta para o noroeste e leste de Sydney. Segundo as autoridades, a poluição do ar pode ser prejudicial para "pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares".
#Smoke haze over #Sydney looking east over Rushcutters Bay pic.twitter.com/8XqPxYYExd
- Prof Kerryn Phelps AM (@drkerrynphelps) 18 de novembro de 2019
Koala resgatado por popular
De acordo com a CNN, uma habitante de New South Wales, salvou um Koala que se encontrava na floresta durante um incêndio.
Video shows an Australian woman rescuing a koala from a bushfire in New South Wales. The marsupial has been treated for its burns and is still in "very serious condition," according to Port Macquarie Koala Hospital. https://t.co/neGpJQhp7t pic.twitter.com/q0Qh6uhT1q
- CNN (@CNN) 20 de novembro de 2019
A mulher levou o Koala para o hospital, que estava com várias queimaduras. À CNN, os médicos informaram que o animal está a receber tratamento aos ferimentos, com o seu estado de saúde a continuar numa "condição séria".