- Comentar
Cerca de 230 baleias-piloto foram encontradas encalhadas, esta quarta-feira, na costa oeste da Tasmânia, na Austrália. As autoridades australianas afirmam que apenas metade dos animais encontrados devem continuar vivos.
Relacionados
Cerca de 200 baleias-piloto morrem encalhadas na costa da Tasmânia
"230 baleias encalharam perto do porto de Macquarie", confirmou o Departamento de Recursos Naturais e Ambiente do estado da Tasmânia. "Cerca de metade dos animais estão vivos", completa a entidade.
Com recurso a imagens aéreas, é possível ver dezenas de mamíferos negros espalhados pelo areal, onde, há quase dois anos, ocorreu um episódio semelhante. Em 2020 foram encontradas encalhadas 500 baleias-piloto, mas pouco mais de 100 acabaram por sobreviver.
A causa dos encalhamentos das baleias naquela região ainda não foi totalmente compreendida. Os cientistas sugerem que podem ser causadas por pequenos grupos que se desviam dos trilhos que normalmente percorrem após se alimentarem demasiado perto da costa.
As baleias-piloto são animais sociáveis e seguem em grupos e, quando se aproximam do areal, podem não conseguir fugir e acabam por encalhar. As autoridades confirmaram que os peritos em conservação marinha e algum equipamento para o salvamento de baleias se encontrava a caminho do local.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias