Cheias atingem França. Em 24 horas, choveu o mesmo que em três meses

Está previsto que a situação de alerta se prolongue até quinta-feira.

As chuvas torrenciais, que já causaram pelo menos uma morte em Espanha, estão a atingir também o Sul de França. Há várias cidades já afetadas por cheias, com dezenas de estradas cortadas, centenas de habitantes deslocados e centenas de bombeiros mobilizados.

Os serviços de meteorologia colocaram nove departamentos franceses (Aveyron, Gard, Tarn, Aude, Hérault, Pirenéus Orientais, Var, Bocas do Ródano, Vaucluse) e o principado de Andorra em alerta laranja.

A rádio France Bleu Roussillon indica que houve zonas em que a água subiu meio metro, com rios a transbordar e várias casas a sofrer inundações e com telhados arrancados. Mais de 150 pessoas tiveram de ser retiradas das suas habitações e terão de ser realojadas.

Na cidade de Narbona, por exemplo, caíram 126 litros de água por metro quadrado (normalmente, o equivalente a dois meses de chuva) em apenas 24 horas, adianta a cadeia de rádio France Info . Na cidade de Argelès-sur-Mer, a situação foi ainda mais grave: caíram 200 mm de água em 24 horas (o equivalente a quase três meses de precipitação).

O cenário pode complicar-se ainda mais, uma vez que é esperado que, até quinta-feira de manhã, chovam 250 litros de água por metro quadrado (o equivalente a quatro meses de precipitação) nos Pirenéus Orientais.

Notícia atualizada às 11h57

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados