- Comentar
O serviço de Internet em Itália sofreu este domingo interrupções devido a um "ataque massivo", que também terá afetado outros países europeus e a América do Norte, sendo a sua origem desconhecida, segundo a Agência Nacional de Cibersegurança.
Contactada pela rong>TSFong>, a homóloga portuguesa adianta que não foram detetadas dificuldades nos sistemas nacionais.
alistas italianos explicaram que poderá tratar-se de um ataque de ransomware e identificaram os servidores VMware ESXi como o alvo, que já tinham mostrado alguma vulnerabilidade noutros incidentes semelhantes no passado, relata a rede Rai.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
de Cibersegurança já inspecionou "dezenas de sistemas" que podem ter sido comprometidos e pediu atualizações "imediatamente" no caso de alguns servidores que foram "expostos" ao ataque, mas que não foi possível rastrear.
O método ransomware, que é vulgarmente usado por hackers e também é usado neste caso, envolve o bloqueio do sistema sob a premissa de solicitar dinheiro ao utilizador em troca de libertá-lo.