- Comentar
Dois britânicos e o filho de outro cidadão britânico morreram no ataque de quinta-feira no aeroporto de Cabul, que provocou pelo menos 95 mortos e 150 feridos, anunciou esta sexta-feira o Governo do Reino Unido.
"Fiquei profundamente triste ao saber que dois cidadãos britânicos e o filho de outro cidadão britânico foram mortos no ataque terrorista de quinta-feira, e que outros dois ficaram feridos", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, num comunicado.
"Eram pessoas inocentes e é uma tragédia que ao procurarem trazer os seus entes queridos para a segurança no Reino Unido tenham sido assassinados por terroristas cobardes", afirmou.
Além de afegãos e britânicos, o atentado bombista junto ao aeroporto de Cabul matou 13 militares norte-americanos.
O ataque terrorista foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico da Província de Khorasan (ISKP, na sigla em inglês).
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"O desprezível ataque (...) sublinha os perigos enfrentados por aqueles que se encontram no Afeganistão e reforça a razão pela qual estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para tirar as pessoas de lá", disse Raab.
"Não viraremos as costas àqueles que olham para nós quando necessitam e nunca seremos intimidados por terroristas", acrescentou.
A estação britânica Sky News disse que as três vítimas mortais do atentado referidas por Dominic Raab eram de três famílias diferentes e estavam fora do aeroporto, à espera de ter acesso a um voo para saírem do Afeganistão.
Entre os feridos, há também pelo menos outros dois cidadãos britânicos, segundo a Sky.
Um dos feridos foi transferido para o aeroporto, onde foi assistido por médicos militares, e será transportado para o Reino Unido nas próximas horas.
A outra vítima ferida, uma criança, está a ser tratada num hospital em Cabul, acrescenta a TV britânica.