- Comentar
A revista Time elegeu, pela primeira vez na História, a Jovem do Ano. Trata-se de Gitanjali Rao, uma norte-americana de 15 anos que inventou um dispositivo móvel para testar a qualidade da água que bebemos.
A revista costuma eleger anualmente a Personalidade do Ano ("Person of the Year"), mas, este ano, criou esta distinção especificamente dirigida aos mais jovens ("Kid of the Year").

Gitanjali Rao na capa da Time
© Reprodução Time
O anúncio da atribuição do prémio à jovem inventora foi feito pela Time esta quinta-feira, que o justifica pela capacidade de Gitanjali de aplicar ideias científicas a problemas do mundo quotidiano e pela sua vontade de motivar outros jovens a lutar pelas suas próprias causas.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Esta não é a primeira distinção que Gitanjali Rao junta ao currículo. No último ano, a jovem já tinha sido incluída na lista da Forbes "30 Under 30", que destaca 30 personalidades influentes com menos de 30 anos, e quando frequentava apenas o 7.º ano de escolaridade, foi eleita a Melhor Cientista Jovem da América, de acordo com a National Public Radio (NPR).
Além da "Tehys", a invenção para melhorar a qualidade da água - que usa nanotubos com sensores de carbono para detetar a presença de chumbo -, Gitanjali desenvolveu também recentemente uma ferramenta digital chamada "Kindly", que usa inteligência artificial para detetar sinais prematuros de cyberbullying.
"O meu objetivo já não é só criar os meus próprios aparelhos para resolver os problemas do mundo, mas também inspirar outros a fazerem o mesmo", afirmou Gitanjali Rao, em declarações à Time.
""Eu não pareço uma cientista normal. Sempre que vejo algum cientista na televisão é alguém mais velho, geralmente um homem branco", nota jovem. "Não é fácil fazermos algo quando não vimos mais ninguém igual a nós a fazê-lo. Por isso, essa é a mensagem que quero transmitir: se eu consigo, tu também consegues, e qualquer pessoa consegue."
Na próxima semana, a Time deverá anunciar o prémio de Personalidade do Ano de 2020, que, curiosamente, em 2019, foi também atribuído a uma jovem: a ativista sueca Greta Thunberg. Foi a primeira vez que alguém com menos de 25 anos recebeu a distinção.

Leia também:
Greta Thunberg eleita Personalidade do Ano pela Time