- Comentar
Gritos de palavras de ordem contra Putin, contra a guerra. A comunidade russa em Portugal quer mostrar ao mundo de que lado está e, por isso, esta tarde, em Lisboa, ouviram-se russos a cantar o hino da Ucrânia, enquanto erguiam a bandeira do país.
Relacionados
"Ambições de Putin vão muito além da Ucrânia, quer restabelecer a União Soviética"
"A situação é grave e inspira muitos cuidados". O relato de um jornalista na Rússia
A Praça dos Restauradores, encheu-se, esta quinta-feira, de mais de uma centena de cidadãos russos, num protesto contra os ataques de Vladimir Putin à Ucrânia. A ação foi organizada pela comunidade russa em Portugal, mas foram muitos os ucranianos a aparecer, além de bielorrussos, polacos, lituanos e também portugueses.
Pavel Elizarov, um ativista russo que vive em Portugal há oito anos, foi o responsável pela organização deste protesto. Em declarações à TSF, afirma que acordou em choque, com a certeza de que estava num mundo diferente. Em poucas horas, recorrendo às redes sociais, mobilizou esta manifestação de apoio à Ucrânia.
"A Rússia não é igual a Putin. Grande parte dos russos são contra esta decisão de invadir a Ucrânia", garante Pavel. "Estamos a viver este horror e ainda é só o primeiro dia, acho que vai ser pior. Agora devemos ficar todos juntos, porque a Ucrânia não vence esta guerra sozinha", acrescenta.
Ouça aqui a Reportagem TSF no protesto da comunidade russa em Lisboa
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Pavel Elizarov sublinha que, mesmo à distância, os imigrantes russos em Portugal vão fazer tudo o que puderem para apoiar quem está a ser afetado pelo conflito, apelando já a que sejam feitos donativos. O ativista russo não tem dúvidas, também, de que serão muitas pessoas a fugir do conflito que vão procurar Portugal.
"Os refugiados da guerra vão, com certeza, aparecer aqui. Essas pessoas vão querer pedir asilo político em Portugal, porque é um país muito bom, falo pela minha experiência", declara, lembrando que o conflito armado é uma catástrofe tanto para ucranianos como russos.
Esta tarde acontece outra manifestação, desta feita organizada pela comunidade ucraniana em Portugal, junto à embaixada da Rússia em Lisboa.
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA