- Comentar
A universidade de Halle-Wittenberg na Alemanha está a estudar o comportamento do novo coronavírus em grandes eventos de massas, fazendo uma análise aos riscos. Ao som de Tim Bendzko, a experiência académica tem por objetivo analisar as consequências com larga participação de pessoas em ambiente fechado.
O estudo está a ser feito este sábado em três concertos na cidade de Leipzig. Com recurso a voluntários, alguns deles vão poder recordar como era ir a um concerto sem qualquer tipo de distanciamento.

Leia também:
Portugal com 241 novos casos de Covid-19. Estudo vai analisar coronavírus em concertos sem distanciamento
Com um financiamento de quase um milhão de euros de fundos públicos, o estudo pretende explorar alternativas tanto para eventos culturais como desportivos em contexto de pandemia. São quatro mil voluntários, saudáveis entre os 18 e os 50 anos e, de acordo com a BBC, um dos grupos vai simular o evento como acontecia antes da Covid-19.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Noutro dos concertos, vão ser reforçadas as condições de higiene e alguma distancia social. Já o último grupo vai ser mais reduzido, em termos de participação, e com as pessoas afastadas a um metro e meio.
A todos os participantes são fornecidas máscaras e, naturalmente, todos são testados à Covid-19. A BBC conta ainda que os investigadores vão utilizar desinfetantes florescentes para perceber em que superfícies é que o público mais toca.
Não há, no entanto, previsão para a data das conclusões do estudo.

Leia também:
OMS espera que pandemia de Covid-19 termine em "menos de dois anos"