Cruz Vermelha alerta para impacto do conflito na Síria nos civis

Organização humanitária afirmou estar "profundamente preocupada com os danos que esta escalada pode causar numa população que já está a sofrer".

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertou esta quarta-feira para o impacto que o ataque da Turquia contra milícias curdo-sírias e o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) pode ter na população no nordeste da Síria.

Num comunicado divulgado, a organização humanitária afirmou estar "profundamente preocupada com os danos que esta escalada pode causar numa população que já está a sofrer", lembrando que 11,7 milhões de sírios ainda precisam de ajuda humanitária e que um em cada dois cidadãos do país fugiram das suas casas.

No nordeste sírio, "centenas de milhares de pessoas em campos de refugiados, detidas ou em diversas localidades, estão novamente em risco de conflito", advertiu o diretor do CICV para o Médio Oriente, Fabrizio Carboni.

Segundo a Cruz Vermelha, pelo menos 100 mil pessoas vivem em campos de refugiados ou deslocados no nordeste da Síria, como o acampamento de detenção de Al Hol, na província de Idlib, que concentra quase 70 mil pessoas.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas agendou uma reunião de emergência para quinta-feira, após o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ter anunciado o início da operação militar na Síria. A decisão da Turquia ocorre depois de os Estados Unidos anunciarem a retirada das suas tropas da Síria, onde até agora haviam apoiado a milícia curda das Unidades de Proteção Popular (YPG), que dominam o nordeste sírio e desempenharam um papel crucial na derrota militar do Estado Islâmico.

A milícia curda é apoiada pelos países ocidentais, mas considerada terrorista por Ancara. A intervenção turca no nordeste da Síria é vista com grande preocupação por países europeus como França, Itália ou Alemanha, que nos últimos dias alertaram para as consequências humanitárias que daí podem resultar.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados