Descoberta nova espécie de lagarto no Peru. Veja as imagens

O Liolaemus warjantay é cinza-escuro e as fêmeas têm escamas palpebrais amarelas.

Um grupo de cientistas descobriu uma nova espécie de lagarto numa área natural protegida de Arequipa, no sul do Peru, revelou esta terça-feira o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp) daquele país.

"A descoberta recente de uma nova espécie de lagarto pela ciência na Reserva Paisagística da Sub-bacia de Cotahuasi, área natural protegida na região de Arequipa, representa uma contribuição valiosa das áreas naturais protegidas do Peru para o mundo", lê-se num comunicado da entidade.

A nova espécie, denominada Liolaemus warjantay, foi identificada no planalto próximo da Cordilheira dos Andes, acima de 4500 metros de altitude, e a descoberta aconteceu há poucas semanas, numa expedição que envolveu especialistas do Peru, Argentina, Chile e Bolívia.

O lagarto tem cor cinza-escuro na parte dorsal da cabeça, escamas palpebrais de cor amarelo-claro, no caso das fêmeas da espécie, e manchas em linhas transversais finas e curvas que formam pequenos motivos circulares nas costas. Além disso, o animal diferencia-se de outras espécies semelhantes por apresentar escamas trífidas na planta das patas e pela ausência de poros na base da cauda.

A reserva paisagística da sub-bacia de Cotahuasi é uma área protegida na região de Arequipa, com uma extensão de 490.550 hectares, onde já foram catalogadas 158 espécies de aves e 280 de lagartos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de