"Dia do Sol." Coreia do Norte celebra 110.º aniversário do nascimento de Kim Il-sung

Kim Il Sung, o "presidente eterno" da Coreia do Norte, foi recordado esta sexta-feira com uma festa com milhares de pessoas na capital, Pyongyang.

A Coreia do Norte celebrou esta sexta-feira o 110.º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, fundador do país e avô do atual líder. Conhecido como "Dia do Sol", este é um dos eventos políticos mais importantes do país.

Seria expectável um desfile militar em grande escala, como é tradição nesta data, mas a agência de notícias norte-coreana não avança informações nesse sentido.

Já o site de notícias NK News, com sede em Seul, escreve que as suas fontes no Norte ouviram helicópteros e aviões sobrevoarem Pyongyang pouco depois da meia-noite, sugerindo que pode ter havido um desfile militar noturno.

Outro especialista aponta o dia 25 de abril como a data mais provável para o principal desfile militar, data que remonta à fundação das forças armadas norte-coreanas.

"Como há apenas 10 dias entre os dois aniversários, parece difícil organizar um desfile em ambas as datas", disse Yang Moo-jin, professor de estudos norte-coreanos da universidade, citado pela AFP.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de