Diário de um português em Wuhan: Cinco novos casos de Covid-19 na cidade

João Pedrosa decidiu ficar na cidade chinesa que foi o epicentro do novo coronavírus. Agora, escreve no site da TSF sobre o dia a dia em Wuhan.

Hoje, 11 de maio de 2020, pela manhã, o meu telemóvel conheceu uma inusitada receção de mensagens de alerta e de solicitações para ter cuidado e me manter vigilante.

As razões de tal deve-se ao facto do site oficial do Comité de Saúde e Bem-Estar de Wuhan noticiar 5 novos casos de novo coronavírus no distrito onde eu trabalho, ou seja Dongxihu.

Há a acrescentar que todos os casos dizem respeito a uma mesma comunidade: Sanmin.

O primeiro caso diz respeito a uma senhora de 81 anos cujo marido já tinha sido considerado como assintomático.

Um senhor com 76 anos e a sua esposa de 72, após terem sido identificados com assintomáticos, viram ontem os seus diagnósticos alterados para casos confirmados.

O quarto caso diz respeito a uma mulher de 46 anos que apresentando febre, realizou testes que tiveram resultados positivos.

Há ainda o caso duma paciente de 29 anos que desenvolveu sintomas e viu também os testes a confirmarem-na como infetada.

Perante tal as autoridades de Dongxihu elevaram o nível de risco epidemiológico de baixo para médio.

Atualmente os critérios de prevenção e controlo de epidemia da cidade ainda são relativamente pesados pois ainda existem muitos receios e incertezas.

Enquanto o país já viu a serem tomadas medidas menos restritivas, aqui em Wuhan, por exemplo, só nos meados da semana passada e" que foi autorizada a abertura dos estabelecimentos de ensino secundário dos estudantes pré-universitários.

No que diz respeito ao recomeço das escolas para os mais novos, ainda não existe qualquer previsão de quando tal acontecera.

Os casos agora anunciados voltam a trazer algum desassossego e memorias difíceis de esquecer.

Mantenham-se seguros e saudáveis.

João Pedrosa em Wuhan (11 de Maio de 2020)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de