Encontrada música de ex-Beatles perdida desde 1968

"Radhe Shaam", escrita e produzida pelo jornalista Suresh Joshi, foi feita durante as pausas na gravação de "Hey Jude", em 1968.

Uma canção pop perdida e nunca antes ouvida, com os ex-Beatles George Harrison e Ringo Starr, foi encontrada num loft em Birmingham, Inglaterra. Com o nome de "Radhe Shaam", foi escrita e produzida pelo jornalista Suresh Joshi em 1968 para o documentário "Eats Meets West".

A gravação aconteceu nos Trident Studios, em Londres, onde Harrison e Starr estavam a gravar "Hey Jude" com os Beatles e ofereceram-se para contribuir com trabalho de guitarra e bateria para a música.

Joshi descobriu a gravação na sua casa durante o confinamento.

"Perdeu-se e encontrou-se muitas vezes. De repente o confinamento foi uma bênção disfarçada", revelou Suresh Joshi à BBC.

O jornalista disse que conheceu George Harrison no estúdio e começaram a falar de filosofia e sobre a Índia.

"O interesse de Harrison pela cultura indiana tinha sido aprofundado pela viagem dos Beatles a Rishikesh no início de 1968 onde, liderados por Harrison, estudaram meditação transcendental", recorda o jornalista.

Na altura, George Harrison falou a Joshi dos atritos que já iam aparecendo na banda e que, em 1969, levaram à sua separação.

"Ele disse que tinham perdido a sua confiança", lembra Suresh Joshi.

Agora está a ser planeada a divulgação de "Radhe Shaam".

"Vou deixá-la para a humanidade, era isso que o George quereria fazer", acrescentou o jornalista.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de