- Comentar
Salman Rushdie foi atacado, esta sexta-feira, nos Estados Unidos da América. O autor dos Versículos Satânicos preparava-se para discursar num auditório no estado de Nova Iorque quando foi surpreendido e esfaqueado no pescoço por um homem.
Relacionados
Morreu a atriz Anne Heche uma semana após sofrer acidente de viação
Salman Rushdie poderá perder olho após ataque. Escritor britânico ligado ao ventilador
O escritor atirou-se ao chão e sofreu ferimentos no pescoço, sendo levado de helicópetro para o hospital. Por outro lado, as forças de segurança conseguiram deter o indivíduo, de acordo com o repórter da Associated Press que testemunhou a agressão.
Desde que escreveu, nos anos 80, os Versículos Satânicos que Salman Rushdi foi colocado na lista de morte do Irão. O país dos aiatolas anunciou uma recompensa de três milhões de euros para matar o escritor.
#SalmanRushdie just attacked onstage at @chq @NBCNews @ABC @cnnbrk pic.twitter.com/I1XT6AmkhK
Entretanto, o país já se distanciou deste decreto religioso, mas o sentimento anti-Rushdie continua e uma fundação religiosa islâmica aumentou a recompensa.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Rushdie desvalorizou a ameaça na altura, dizendo que não havia "nenhuma prova" de que as pessoas estivessem interessadas na recompensa.
Em 2012, o escritor publicou o livro de memórias "Joseph Anton - Uma Memória", sobre a 'fatwa'.
Autor de cerca de duas dezenas de títulos, Rushdie recebeu o prémio Booker em 1981 por "Os Filhos da Meia-Noite", também distinguido com o Booker of Bookers, em 1993, e, em 2008, o Best of the Booker.
"O Último Suspiro do Mouro" valeu-lhe o prémio Withbread, em 1995, e o Prémio Literatura da União Europeia, em 1996.
Salman Rushdie é publicado em Portugal pela Dom Quixote.
*Com Lusa