EUA retiraram mais 6800 pessoas do Afeganistão nas últimas 24 horas

Desde 14 de Agosto, os Estados Unidos retiraram 111.900 pessoas do país.

Os Estados Unidos retiraram 6800 pessoas do Afeganistão nas últimas 24 horas em voos militares norte-americanos e da Aliança Atlântica, afirmou este sábado fonte da Casa Branca.

Apesar da ameaça que paira sobre o aeroporto de Cabul de mais atentados terroristas como o que matou pelo menos 170 pessoas na quinta-feira, embarcaram 4.000 refugiados em 32 aviões norte-americanos e outros 2.800 saíram do Afeganistão em aviões da NATO.

Desde 14 de Agosto, os Estados Unidos retiraram 111.900 pessoas do país, confrontadas com o avanço dos taliban.

A 15, o grupo de fundamentalistas islâmicos assumiu o controlo da capital, onde entraram sem resistência, depois de terem conquistado praticamente todas as províncias.

As novas evacuações acontecem depois de um avião não tripulado norte-americano ter matado um alegado dirigente do grupo Estado Islâmico em represália contra o atentado de quinta-feira ao aeroporto, que matou 13 soldados dos Estados Unidos, reivindicado pelo grupo terrorista.

O alvo do ataque do 'drone' seria alegadamente um estratega do grupo Estado Islâmico, embora o Pentágono não tenha indicado se foi parte ativa no planeamento do atentado ao aeroporto.

Na sexta-feira, os conselheiros de segurança nacional do Presidente norte-americano, Joe Biden, informaram-no de que os últimos dias dos militares norte-americanos nos Estados Unidos, cuja data de saída é dia 31, poderiam ser "os mais perigosos até agora" e que persiste a possibilidade de um novo ataque terrorista.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de