Forças ucranianas afirmam ter destruído dois navios russos no Mar Negro

De acordo com as autoridades ucranianas, os navios russos estavam a realizar operações de reconhecimento.

Dois navios de patrulha russos que navegavam no Mar Negro foram destruídos esta segunda-feira por duas aeronaves não tripuladas ('drones') ucranianas, declarou o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valerii Zaluzhnyi, na rede social Telegram.

O comandante ucraniano, citado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform, declarou que "dois navios russos da classe Raptor foram destruídos perto da Ilha Zmiinyi [também conhecida como Snake Island] na madrugada de hoje".

"O Bayraktar está a operar", escreveu Zaluzhnyi, referindo-se ao 'drone' de combate de longa distância e média altitude turco capaz de operações de voo autónomas ou controladas remotamente.

Segundo a Ucrânia, os navios russos estavam a realizar operações de reconhecimento.

"Sob o manto da escuridão, os navios de assalto Raptor inimigos tentaram reconhecer a situação na foz do Danúbio. Sentindo o perigo, os navios inimigos recuaram para Zmiinyi, mas lá foram alcançados e atingidos pelos Bayraktar", disse o comunicado das forças ucranianas.

A par das declarações de Valerii Zaluzhnyi, as forças ucranianas divulgaram imagens da operação, aparentemente feitas com 'drones', nas quais se vê como os projéteis destruíram os navios russos, segundo relataram as agências internacionais.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou cerca de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,4 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de